Quanto maior o período de estiagem, maiores são as temperaturas em Palmas. Para os próximos quatro dias, de quarta-feira, 29 de junho, a domingo, 03 de julho, as temperaturas continuam aumentando, ao passo que a umidade relativa do ar continua caindo, oscilando entre 18% e 51%. Nesse período, nas horas mais quentes do dia, entre 12 e 14 horas, os termômetros devem passar de 35º e nas madrugadas podem cair a 19º, com amplitude térmica, ou seja, a diferença entre mínima e máxima, de 16º. O Boletim da Defesa Civil de Palmas,  anota que esses números devem se repetir até o final desta previsão, no domingo, 03.

 

Baixa Umidade

Com essas temperaturas altas durante o dia e umidade baixa, o superintendente da Defesa Civil de Palmas, Bruno Grama, ressalta que nessas condições é necessário beber bastante líquido e evitar desgaste físico nas horas mais secas, bem como exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

 

Queimadas

O boletim aponta, ainda, que o número de queimadas vem aumentando. No ranking nacional, Palmas aparece na posição de número 36, com 19 focos de calor,  Lagoa da Confusão lidera no Estado com 265. O Tocantins continua em segundo lugar, com 2.659 focos, atrás apenas de Mato Grosso (MT), com 6653.

O documento da Defesa Civil do município é uma compilação dos dados fornecidos pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet, da empresa Climatempo e do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos do Tocantins (Nemet).