Por meio de solicitação do vereador Tiago Andrino (PSB) a Câmara Municipal realiza nesta quinta, 23, Sessão Solene em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março. Foram convidados para a sessão secretários municipais e representantes de entidades de assistência a pessoas com a Síndrome, e serão debatidos, dentre outros temas, as políticas públicas de inclusão.
“O Dia Internacional da Síndrome de Down é uma data instituída para dar visibilidade ao tema, e acredito que os agentes públicos devam contribuir. A inclusão é algo que está fortemente presente no nosso mandato e queremos trabalhar para implantar políticas públicas que possam oferecer isso através da educação, do emprego, da saúde e do lazer. Tenho certeza de que quanto mais informações a sociedade obtiver, mais respeitoso e inclusivo será o trato com a pessoa com a Síndrome”, pontuou o parlamentar.
Segundo informações do site “Movimento Down” o dia 21/3 foi escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, através do geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial.