O Ministério Público Estadual (MPE) aderiu à campanha “Praia Limpa, Praia Viva”, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA). O projeto visa levar informação aos banhistas, campistas, turistas e população ribeirinha que frequentarão as praias dos municípios de Araguanã, Babaçulândia e Araguaína (Garimpinho) na Região Norte do Tocantins.

A Promotora de Justiça Ana Paula Reigota Ferreira Catini, titular da 12ª Promotoria de Justiça de Araguaína, conta que o MPE viabilizou a destinação de mais de R$ 36 mil para a campanha, recursos oriundos de uma multa de reparação por danos ambientais causados por um loteamento particular.

O lançamento oficial da campanha será nesta sexta-feira, 23, às 14 horas, no auditório da ACIARA. As principais ações acontecerão sob a forma de orientações sobre coleta de lixo e blitzes educativas nas saídas de Araguaína e nas praias das cidades balneárias, com apoio de servidores das prefeituras.

Este ano, Polícia Ambiental, IBAMA, Naturatins e Marinha do Brasil atuarão nas fiscalizações de acampamentos e embarcações nas praias. Outra novidade é a colaboração do Corpo de Bombeiros, que repassou às prefeituras os modelos de boias para cercar a área de banho nos rios e evitar incidentes com afogamentos.