Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo Cultura e Economia Criativa (Adetuc), a prefeitura de Formoso do Araguaia, por meio Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Juventude e parceiros, está com inscrições abertas, durante o mês de agosto, para o “Campeonato de Pesca Esportiva” do município. O evento ocorrerá no mês de setembro, no Lago Taboca, em Formoso do Araguaia, na região sudoeste do Estado, a 287 Km de Palmas, que possui toda uma infraestrutura adequada para realização do campeonato.

As inscrições poderão ser feitas durante o mês de agosto, na Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Juventude ou no site da prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 14:00 horas. O valor da inscrição é de R$200,00. O campeonato irá premiar os três primeiros colocados, com troféu e prêmio em dinheiro, sendo de R $5.000,00 (1º Lugar), R $2.000,00 (2º Lugar), R $800,00 (3º Lugar).

O campeonato tem como objetivo incentivar a prática dessa modalidade esportiva, incorporando o evento ao calendário de festividades do município, além fornecer lazer para população e produzir benefícios econômicos por meio do ecoturismo ligado a pesca esportiva.

De acordo com informações da prefeitura da Prefeitura de Formoso de Araguaia, o campeonato de pesca esportiva, servirá de incentivo para criação de locais de piscicultura, formação de guias locais para pescadores amadores e a abertura de pousadas especializadas para receber o pescador esportista. Além disso, o evento servirá para que o poder público propicie às comunidades ribeirinhas a possibilidade de participação nos programas de desenvolvimento da “pesca esportiva”.

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o Estado é destaque nacional por sua diversidade de espécies de peixes nativos, com habitats em lagos, rios e ambientes pantanosos que favorecem o turismo, por meio da pesca esportiva, atraindo adeptos em nível nacional e internacional. “No Tocantins, o potencial hidrográfico e a grandes diversidades de peixes amazônicos são propícios para atividade de pesca esportiva sustentável, que ajuda a fomentar toda uma cadeia da atividade turística com a disponibilidade de pousadas e guias de pesca, além de oportunizar a geração de emprego e renda para as comunidades ribeirinhas, conforme preconiza do governador Mauro Carlesse, em sua gestão municipalista”. Considera Mariano.

A pesca esportiva é uma das modalidades uma das modalidades mais populares, sendo   praticada em rios, lagos ou criatórios comerciais, utilizando-se apenas vara de pesca, molinetes ou carretilhas, linha de pesca, anzol e iscas naturais ou artificiais.

Foto (Crédito: Flávio Cavalera)