Com 67 equipes de saúde bucal atuando no município em 2016 a Prefeitura de Palmas conseguiu realizar 106.494 procedimentos odontológicos nas diversas regiões da Capital, em 2016. O atendimento bucal é feito nos Centros de Saúde da Comunidade, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e até mesmo nas escolas públicas municipais.

 

Além de restaurações, limpezas e extrações também foram realizados atendimentos a bebês, escovação supervisionada em escolas municipais e atendimentos de maior complexidade no CEO. “Esses dados comprovam que o atendimento na área bucal vem crescendo significativamente. Em 2016 tivemos a parceria com a Carreta OdontoSesc e realizamos mais de 10 mil procedimentos no Jardim Taquari e nos Aurenys”, destaca o secretário municipal de Saúde, Nésio Fernandes.

 

BBClin

 

Palmas conta com o Programa BBclin, que oferta atendimento odontológico para bebês e conta com seis odontólogos e três auxiliares capacitados para atuar neste programa. Em 2016, 300 bebês, 278 crianças de dois a doze anos e 142 gestantes foram acompanhadas pelas equipes da Clínica do Bebê.

 

O atendimento BBclin acontece no CSC Valéria Martins e conta com seis odontólogos e três auxiliares de saúde bucal, divididos nas equipes da ESF.

 

O acompanhamento na Clínica do Bebê tem início ainda no pré-natal, com o acompanhamento odontológico da gestante e continua após o nascimento do bebê. As equipes odontológica, médica e de enfermagem, além dos ACSs, são responsáveis pelo convite dessa paciente para frequentar e participar dos grupos de educação em saúde, nos quais as mães são orientadas e encaminhadas ao pré-natal odontológico.

 

A gestante ao ser inserida no programa BBClin é orientada sobre o autocuidado, a manutenção de bons hábitos, além dos tratamentos curativos odontológicos necessários, precursores do vínculo que a equipe de saúde pretende criar com a mãe e futuramente com seu bebê.

 

Além do grupo das gestantes e o convite em visita domiciliar ao recém-nascido, a comunidade também tem acesso à Clínica do Bebê através do grupo da puericultura. Esse grupo possui uma agente comunitária de saúde que convida pais de crianças de zero a dois anos para iniciar o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança no CSC, onde ela é encaminhada para o atendimento bucal.

 

 

CEO

 

No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) 21 profissionais atendem pacientes de Palmas e de municípios circunvizinhos que necessitam de procedimentos odontológicos especializados.

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

O Centro funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 18 horas e atende em média 42 pacientes diariamente com ações nas áreas de periodontia, estomatologia, cirurgia bucomaxilo, odontopediatria, endodontia, radiologia, prótese dentária e pacientes com necessidades especiais.

 

O agendamento de atendimentos no CEO é feito pela própria regulação do órgão.