Maju Cotrim

O governador Mauro Carlesse aguarda audiência com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes para tratar de assuntos de interesse do Estado.

Dois assuntos serão pautados na reunião que  deve acontecer na próxima semana com o ministro em Brasília . O primeiro é discutir a revisão do edital da BR 153, demanda que mobiliza a bancada federal. O governador também considera que da forma como está contraria e é nocivo aos interesses do Estado. Ele defende que é preciso que seja revisado para que beneficie o Estado.

Segundo a Gazeta apurou, o governador está atento a este assunto. Segundo fontes, o gestor estadual reconhece o empenho dos parlamentares da bancada que estão nesta luta também e considera importante o papel de todos nesta mobilização.

O governador chegou a dizer que tem interesse mais que nunca que o edital seja revisado.

Pelo edital atual, contestado pela bancada federal tocantinense na Corte de Contas, a duplicação de cerca de 75% do trecho do Tocantins a ser concedido à iniciativa privada só se iniciará em 20 anos. Enquanto isso, do trecho de Goiás, quase 70% estará duplicado em até dez anos. A parte tocantinense tem 174 quilômetros e vai de Aliança a Talismã.

Pátio multimodal em Gurupi

O outro pedido de Carlesse ao ministro será que o ministério agilize o pátio multimodal em Gurupi porque até agora é o único do Tocantins que não foi instalado. O pátio vai transportar além de grãos, minérios.

A infraestrutura dos trilhos está instalada mas não foi autorizada instalação de armazéns e silos.