Maju Cotrim

O governador Mauro Carlesse recebeu os diretores dos colégios militares no Palácio Araguaia nesta terça-feira, 5, em Palmas. Ele disse que não irá mudar nada na equipe e ensino dos colégios. “O que muda é apenas o nome e o processo seletivo”, disse. O convite foi do próprio Governador para explicar pessoalmente as mudanças aos diretores.

Carlesse explicou também sobre a mudança do nome. “Mudamos o nome para adequar no projeto do governo federal e para possibilitar mais melhorias e investimentos nos colégios”, disse.

O governador afirmou ainda: “o que nós queremos é apenas aumentar a quantidade de alunos, de escolas e melhorar a vida dos alunos sem nenhuma interferência na qualidade de ensino dos colégios”, disse.

As mudanças

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e do Comando Geral da Polícia Militar, anunciou na terça-feira, 29, mudança no formato de ingresso dos alunos nos colégios cívico-militares do Tocantins.

Com o objetivo de promover a democratização e oportunidade igualitária de acesso, o Estado passa a adotar para esta modalidade o mesmo sistema que já é utilizado em toda a rede estadual de ensino, sem processo seletivo. Um grupo de alunos e pais se manifestou contra a mudança.