João de Deus, de 77 anos, é interrogado em audiência judicial realizada na tarde desta sexta-feira (12), no Fórum de Abadiânia. A sessão é relacionada a dois processos pelos quais responde na Justiça, sendo um por abusos sexuais durante os atendimentos espirituais que realizava e outro por posse ilegal de armas. Ambos estão em segredo de Justiça.

A sessão, na qual somente João de Deus será ouvido, começou às 14h25. Ele chegou ao fórum por volta das 14h10 em um carro da escolta prisional, acompanhado por veículos da Polícia Militar. A imprensa não foi autorizada a entrar no local.

João de Deus sempre negou as acusações. Ele está detido desde dezembro do ano passado no Núcleo de Custódia de Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital. Ele é réu em nove dos dez processos abertos pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO).

No último dia 2, João de Deus foi interrogado pela primeira vez pela Justiça, também em Abadiânia, com relação aos quatro casos que compõem a primeira denúncia. Na ocasião, ele negou qualquer abuso e disse ter se lembrado de apenas uma das mulheres.

Processos

João de Deus já foi denunciado dez vezes. Ele é réu em nove casos:

  • Cinco por crimes sexuais: dessas, duas já tiveram audiência realizada e outras duas estão com audiência marcada;
  • Uma por crimes sexuais, corrupção de testemunha e coação: ainda não teve audiência;
  • Uma por crimes sexuais e falsidade ideológica: atualmente está em fase de citação (comunicação ao réu);
  • Duas por posse ilegal de armas de fogo e munição: uma já teve audiência realizada, e o TJ não deu detalhes sobre o outro caso.
João de Deus é interrogado durante nova audiência no Fórum de Abadiânia — Foto: Honório Jacometto/G1

João de Deus é interrogado durante nova audiência no Fórum de Abadiânia — Foto: Honório Jacometto/G1

Apoiadores

Cerca de 1h antes, às 13h20, um grupo de apoiadores chegou ao fórum segurando cartazes e faixas e vestindo camisetas em apoio a João de Deus e à Casa Dom Inácio de Loyola, onde ele realizava seus atendimentos espirituais. Para eles, o réu é inocente.

“Somos muito gratos ao João de Deus. Somos pessoas curadas pela Casa. Estamos muito tristes com toda essa injustiça que está sendo feita com ele”, disse Joelma Martins dos Santos, que frequenta a Casa Dom Inácio há 11 anos.

A apoiadora se mudou de Minas Gerais com a família para fazer o tratamento espiritual do filho e hoje tem uma pousada em Abadiânia.

“Nunca vi nada de errado. Os meus filhos cresceram na Casa. Se eu tivesse visto qualquer coisa errada, eu jamais apoiaria. O seu João curou meu filho quando ele era criança, tenho uma eterna gratidão. Acho que tem muita coisa por trás [das acusações], mas não posso falar muito porque não tenho como provar. Mas eu acredito nas entidades, na justiça divina e acredito que tudo vai ser esclarecido”, afirmou.

Grupo apoia João de Deus durante interrogatório em Abadiânia — Foto: Lis Lopes/G1

Grupo apoia João de Deus durante interrogatório em Abadiânia — Foto: Lis Lopes/G1

Fonte: G1 Goiás

_______________________________________________________________________

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796