(Divulgação/Secom Palmas)

Cerca de 12 mil moradores das quadras entre as Avenidas LO-09 e JK (saída para Paraíso) agora têm como unidade de referência o Centro de Saúde da Comunidade (CSC) Professora Isabel Auler inaugurado na manhã desta quarta-feira, 13, com a presença de autoridades, trabalhadores da saúde, líderes religiosos e comunidade local. A nova unidade será referência nas práticas de ensino em saúde comportando vários residentes em Medicina de Saúde da Família e Comunidade e Multiprofissional. Os atendimentos à comunidade na nova unidade começam já na próxima segunda-feira, 18.

O prefeito Carlos Amastha lembrou que Palmas conta agora com 34 Centros de Saúde e que esse é o 19º estabelecimento de saúde entregue em suas gestões. “É um grande orgulho e um presente para a comunidade, essa é a 19ª estrutura que a gente inaugura durante os nossos mandatos, que foi uma grande revolução na parte estrutural, nossa saúde hoje é referência a nível nacional.  Essa aqui tem dois diferenciais muito importantes, nós temos especialidades psiquiátrica para crianças e adolescentes e um novo conceito de segurança com câmeras integradas para monitoramento. Sabemos de todas as dificuldades que o País passou, mas a verdade é que Palmas pode levantar a bandeira da saúde como uma das suas maiores conquistas”, ressaltou o prefeito.

O novo CSC abrigará o Ambulatório de Psiquiatria Infanto Juvenil que será referência para todo o Município, atendendo casos de média e alta complexidade, devidamente encaminhados pelas demais unidades da Capital. Além de contar com duas equipes de Saúde da Família, uma equipe de Saúde Bucal, e ser a sede da equipe de Consultório na Rua.

A estrutura conta com 12 consultórios, sala de vacina, sala de procedimentos, auditório, sala de esterilização, sala de escovação e salas administrativas, consultório médico e odontológico. As salas são equipadas para atender clínica geral, pediatria, ginecologia e saúde mental. Outros quatro consultórios são destinados ao atendimento dentário e estão dotados de equipamento completo. A obra, iniciada em julho do ano passado, foi executada com recursos municipais, no valor de R$ 831.271,04. Toda a unidade contará com monitoramento 24 horas por câmeras de vídeo.

Duas moradoras antigas da quadra fizeram questão de comparecer à inauguração. Sirlene Maria de Souza e Francineide Alcântara falaram da satisfação em receber um novo equipamento público na quadra. “Isso aqui é uma grande conquista já esperada. Temos muitas crianças e idosos que antes teriam que se deslocar para mais longe”, disse Sirlene, referindo ao CSC da Arso 41 (403 Sul), que antes era a unidade de referência dos moradores. “É um grande avanço, uma bênção e vai facilitar a vida das nossas crianças e idosos. Estou encantada com a estrutura, tudo organizado, valorizando o ser humano”, complementou Francineide.

Homenagem

O secretário municipal de Saúde, Nésio Fernandes, explicou quais os serviços oferecidos à comunidade e o porquê da homenagem à ex-reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler, que faleceu este ano em decorrência de complicações de saúde após um Acidente Vascular Cerebral. “Em 2013, quando nós iniciamos o processo de criação do sistema integrado saúde escola do Sistema Único de Saúde e dos programas de residências médicas e multiprofissionais, a professora Isabel Auler foi designada pelo professor Márcio da Silveira, então reitor, para acompanhar esse processo. E ela sempre se mostrou uma profissional comprometida com a educação e sensível às pautas de integração ensino e serviço”, contou o secretário, lembrando que a homenagem faz justiça à professora.

 “O centro vai ter o ambulatório de psiquiatria infantil, campo de prática para os residentes em psiquiatria, unidade que será gerida por métrica de saúde de família e comunidade, do programa de residência de medicina de família e comunidade, núcleo de apoio à saúde da família com vários residentes, que será base de apoio do Consultório na Rua projeto de educação e serviço também, levar o nome dela”, destacou Nésio Fernandes.

A homenagem foi bem recebida pela família e pela comunidade acadêmica. “Nós da família ficamos felizes com essa homenagem porque mostra todo o carinho que todos têm com a minha mãe, mostra o trabalho que ela deixou”, disse o filho Renato César Auler do Amaral Santos.

“É uma justa homenagem a que se dedicou às causas da saúde e educação e nunca mediu esforços para defender o SUS. Pessoas de fibra e honestas têm que ser lembradas e nada mais justo que seja em um local que vai integrar ensino, ciência e pesquisa. Quisera o Brasil ter o que a gente tem em Palmas”, ressaltou o ex-reitor da UFT, Márcio da Silveira.

A vice-reitora da UFT, Ana Lúcia de Medeiros, lembrou também a parceria entre a universidade e Prefeitura. “Já existe uma parceria extremamente profícua entre UFT e Prefeitura que a cada dia vai ganhando novos contornos. Então acreditamos que abre-se um espaço, um campo de estágio para que nossos alunos possam se inserir e melhorar a sua formação”, disse, lembrando ainda que Isabel Auler foi protagonista na criação dos cursos superiores na área de saúde na UFT.