A cerimônia nesta segunda-feira, 29, para entrega do maquinário aos municípios ignorou a “tensão política” por parte de alguns entes da bancada, considerados oposicionistas á gestão.

A parte inicial na sala de reuniões foi fechada e após uma rápida coletiva mostrou o tom do governo e dos políticos presentes de tentativa de “pacificação” sobre o assunto. A Gazeta esteve presente.

Divulgação

Nem mesmo a ação da senadora Kátia Abreu de ir á PGR questionar a licitação abalou a cerimônia que teve falas rápidas.

O ministro Rogério Marinho chegou até a exaltar a bancada do Estado e disse que as máquinas chegam para dar suporte importante para os municípios.

O ministro levou a solidariedade do governo Bolsonaro e rendeu elogios á gestão, mostrando o prestígio do governo estadual junto á esfera federal. Esse foi um dos pontos altos do evento.

Segundo o ministro, o Governo federal ao todo vai investir até R$ 2 bilhões no Estado.

Mauro Carlesse, por sua vez, questionado pela Gazeta sobre a polêmica política  também minimizou e disse que estava ao lado dos integrantes da bancada que trabalham pelo Tocantins citando o nome dos cinco presentes: Eduardo Gomes, Carlos Gaguim, Eli Borges, Tiago Dimas e Osires Damaso.

Carlesse disse que os dados sobre a licitação estão todos no Portal da Transparência.

Os parlamentares presentes apresentaram resistência em comentar a suposta tensão política sobre o assunto na bancada e minimizaram o assunto . O presidente da ATM, Jairo Mariano, participou da cerimônia ao lado de outros quatro prefeitos.

O senador Eduardo Gomes, líder do governo Bolsonaro no Congresso, disse á Gazeta após a entrega das máquinas aos municípios nesta segunda-feira, 29, que não vê polêmica nenhuma na bancada sobre o maquinário.

A senadora e coordenadora da bancada Kátia Abreu entrou com uma denúncia na PGR pedindo investigação sobre a licitação que comprou os maquinários com recursos da bancada.

“Eu não reconheço a função de coordenador de bancada para isso, é uma ação indiferente e individual. Não foi discutida entre a bancada”, disse. Ele falou do reconhecimento aos ex integrantes da bancada que ajudaram na liberação. “Ao invés de polemizar prefiro lembrar e reconhecer os ex integrantes da bancada que ajudaram César Halum, Lázaro, Vicentinho, Josi e Ataides que também destinaram esse recurso”, disse.

Tiago Dimas: “critérios mais claros”

Presente na cerimônia, o deputado Tiago Dimas disse que a situação é lamentável e que o momento da entrega foi muito esperado. “Lamentável… é uma etapa importante… a entrega é algo que é muito esperado. Não está dentro do que foi acordado no passado mas como parlamentar ajudei na liberação. Os critérios deveriam ter sido mais claro”, defendeu .

As máquinas serão entregues segundo o governador Carlesse de forma discreta, chamando os municípios por vez a partir de amanhã.

Prefeitos

Muitos prefeitos estão sim descontentes com os critérios da divisão. Muitos deles entraram em contato com deputados da bancada relatando que estariam cogitando até não receber as máquinas. A ATm participou do evento.

Maju Cotrim