Maju Cotrim

Com reclamações, o ministro, ex-juiz Sérgio Moro anunciou a saída do comando do Ministério da Justiça em coletiva na manhã desta sexta-feira, 24.

“Sinto que tenho dever de tentar proteger a instituição, entendi que não posso deixar de lado esse meu compromisso”

“Fiquei sabendo da exoneração pelo Diário Oficial”, apontou. Ele considerou ter sido ofensivo a maneira que foi feita a exoneração.

“O grande problema não é quem entra mas porque entra”, pontuou.

“Sempre disse ao presidente que não haveria problema em trocar o diretor geral da PF mas eu preciso de uma causa…”, disse ao defender a atuação do diretor exonerado. “Não é uma questão de nome, tem outros bons nomes, há outros delegados igualmente competentes”, pontuou.

“Tive apoio do presidente Jair Bolsonaro em vários projetos mas a partir do segundo semestre começou a ter uma insistência do presidente de trocar o comando da PF”, disse.

“Não é só troca do diretor geral haveria intenção de trocar também superintendentes”, afirmou.

O ministro disse que interferências políticas geram um abalo na credibilidade da polícia e a dele.

“Eu não indício superintendentes da PF, não é meu papel fazer indicações”, disse. Ele afirmou que os critérios técnicos devem embasar as escolhas. Ele se manifestou contra indicações políticas na PF.

A Gazeta acompanhou a coletiva. Ele falou em efetividade no trabalho á frente do ministério. “No momento o ministério está voltado ao enfrentamento da pandemia”, citou.

Ele chegou a dizer: “foi prometida carta branca”.

“Nós realmente trabalhamos duro contra a criminalidade. Não houve um combate tão duro como este momento”, disse.

Ele afirmou que quando assumiu o cargo esperava ter autonomia no órgão. “Se algo acontecesse pedi que minha família não ficasse desamparada”, disse sobre quando deixou a carreira de juiz.

Moro falou das ações do ministério, disse ter tido recorde de destruição de plantação de macknba e de apreensões. “Buscá-los fortalecer a Polícia Federal com ampliação dos concursos existentes”, disse.

O pivô

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Leite Valeixo, foi exonerado do cargo. A exoneração ocorreu “a pedido”, segundo decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, e publicado no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira (24).

Moro, no entanto, foi pego de surpresa pela exoneração – que não ocorreu “a pedido” como diz o Diário Oficial – e ficou indignado. O ministro não assinou a demissão e tal não esperava que isso ocorresse nesta sexta.

Ele disse que vai encaminhar a carta de demissão ao presidente e que não tem condições de prosseguir sem autonomia.

#SóNaGazeta
#Coronavírus
#SérgioMoro
#Demissão
#JairBolsonaro