Durante as festividades dos 28 anos de Palmas, o prefeito Carlos Amastha entregou as chaves de 144 apartamentos que compõem o Residencial Copacabana, na Arse 131, para os seus novos donos selecionados através do Cadastro Habitacional do Município. Gente como a dona Veronice Regina dos Santos que chegou em Palmas há 17 anos já morou de favor e até hoje morava de aluguel.

DSC_7506-01

Dona Veronice veio do interior para Palmas cheia de sonhos e de coragem. “Eu cheguei aqui com meus filhos e nada mais. Era uma mão na frente e outra atrás. Eu só tinha era muita coragem para trabalhar em busca de ver meus filhos na escola e no caminho do bem,” conta dona Veronice que hoje é doméstica em uma casa da Capital.

“Eu chorei, e muito, quando me ligaram para dizer que eu tinha ganhado esta casa. Pois já estava a tanto tempo esperando. E receber as chaves hoje, no dia do meu aniversário, me faz sentir ainda mais alegria”, conta a trabalhadora.

A história dela também é semelhante a de dezena de outros palmenses que vieram para cá, de outras localidades do Brasil, em busca de um futuro melhor. Então passaram a lutar por uma casa própria.

E tem mais histórias de superação, de persistência e até mesmo, de sorte. Para achar a dona Maria Goreth, a equipe da Secretaria de Habitação teve que ligar várias vezes, até que um dia, ela atendeu ao celular e teve uma bela surpresa. “A moça me falou que teve que ligar muito até me achar. Foi Deus que fez essa equipe me procurar e assim eu receber minha casa própria”, conta a funcionária pública que é mãe de uma adolescente com síndrome de Down. Ela veio de Belém do Pará ainda em 1997 e mesmo com muitas dificuldades nunca desistiu de morar em Palmas. “A gente se apaixona por esta cidade e não quer mais sair daqui. E agora então, morando na minha própria casa, com posto de saúde, praça e escola pertinho, vai facilitar para eu cuidar da minha filha. Com certeza minha vida vai melhorar muito”, diz dona Maria.

Persistência

Durante a entrega na manhã deste sábado, 20, o prefeito Carlos Amastha relembrou todas as etapas percorridas até a entrega desta obra.

“Quando nós viemos aqui pela primeira vez ver estes apartamentos, ficamos horrorizados com o abandono, com o descaso com as famílias e com o dinheiro público. Tivemos que enfrentar até invasões para conseguir colocar o processo em ordem e terminar a construção. E muita gente não acreditava, mas está aqui, hoje 144 famílias vão receber as chaves do seu lar”, relatou Amastha.

Mudanças

Após o recebimento das chaves, as 144 famílias assinaram os documentos de suas residências e já podem solicitar a ligação de água e energia. Assim que estas ligações forem realizadas os novos moradores já poderão fazer suas mudanças.