Brener Nunes

Com muita história, o município de Arraias comemora nesta quinta-feira, 1º, o seu 279º aniversário. A cidade foi fundada em 1º de agosto de 1740 devido a descoberta de um riquíssimo garimpo de ouro numa região próxima conhecida como Chapada dos Negros.

Arraias está localizada no sudeste do estado do Tocantins, é conhecida como “Cidade das Colinas”.

Conforme a prefeitura, com seus 722,40 metros de altitude média, Arraias é a cidade mais alta do Estado e a segunda mais alta da Região Norte do Brasil, sendo superada apenas pelo município de Pacaraima (RR).

Setor Buritizinho, localizado na parte noroeste da cidade, é o bairro mais alto de todo o estado. Considerando-se todas as localidades da Região Norte do Brasil, há no entanto algumas aldeias indígenas e povoados que são ainda mais altos do que Arraias e Pacaraima (RR), inclusive no estado do Tocantins (Povoado Baliza, em Paranã).

Segundo o site da Prefeitura de Arraias, em 1740, D. Luís de Mascarenhas, Governador da Capitania de São Paulo, em viagem de Vila Boa a Natividade, para pacificação política norte e nordeste de Goiás, fundou um novo “arraial”, efetuando a transferência da povoação “Chapada dos Negros” para a nova sede do povoamento, com a ajuda do Capitão Felipe Antônio Cardoso e os negros escravos. Traçado o arruamento e efetivadas as primeiras habitações, o arraial recebeu a denominação de “ARRAIAS”, atribuído à espécie de peixes de ferrões peçonhentos encontrados no ribeirão do mesmo nome, nasce próximo à cidade.

A cidade tem um grande potencial turístico ainda inexplorado. Locais como a Gruta da Fazenda Furnas, as ruínas da Chapada dos Negros, eventos religiosos, o carnaval “inocente” e um contato muito forte com quilombolas, além dos jarros brancos de artesanato típicos de Arraias ainda não despertaram o interesse de empresários que possam alavancar o desenvolvimento da região.

Comemoração

A prefeitura de Arraias preparou toda uma programação especial para celebrar a data comemorativa.

A programação está repleta de shows, atividades esportivas e culturais. Também terão cinema, exposições fotográficas, competições, missa solene e a XI edição da Feira do Agricultor.

Confira a programação: