Foto – DPE/Divulgação

Além da situação de vulnerabilidade em razão de enchentes e inundações que ocorreram no município de Araguanã no início do ano, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) identificou muitas pessoas com sintomas gripais e/ou de covid-19. Em ação itinerante realizada na cidade nesta sexta-feira, 14, foram identificadas, ainda, cerca de 40 famílias em áreas consideradas de risco por estarem, com a cheia dos rios, muito próximas ao Ribeirão Lontra, cujo curso passa pelo Município.

O coordenador do Núcleo Aplicado de Ações Coletivas e de Minorias (Nuamac) da Defensoria Pública em Araguaína, defensor público Pablo Mendonça Chaer, vistoriou o abrigo público em Araguanã, que funciona em uma escola (foto). Seis famílias estão no local, algumas com pessoas idosas. Nesse grupo de pessoas há muitas com sintomas gripais e/ou de covid-19 e nem todas passaram pela testagem para averiguar possíveis casos de infecção com vírus da gripe ou com o novo coronavírus.

“É uma situação que chama e requer atenção porque indica ser um problema geral na cidade e não só entre os desabrigados, já que estivemos apenas com as pessoas impactadas diretamente pelas chuvas. Muitos apresentam sinais de gripe ou covid e isso necessita de atenção imediata, principalmente por estarem em abrigos e os espaços serem inevitavelmente compartilhados”, disse Pablo Mendonça Chaer que, ao identificar a situação, procurou a Secretaria Municipal de Saúde e solicitou providências.

Ao secretário municipal de Saúde, Lucas Gomes Lima, o Defensor Público relatou toda a situação identificada na vistoria realizada no abrigo, entre elas a situação de uma assistida que precisa de medicamentos para tratamento de saúde e não os conseguiu pela rede municipal.

De acordo com o Secretário Municipal, um médico seria enviado ainda no dia de hoje para o atendimento clínico no abrigo, bem como para orientações relacionadas à saúde e medidas preventivas à covid-19. O Secretário confirmou que há muitos novos casos de infecção com o novo coronavírus em Araguanã.

Área de risco
A Defensoria Pública também esteve hoje em moradias próximas ao Ribeiro Lontra a fim de ouvir dos moradores sobre a assistência recebida pelo Município.

Foram identificadas cerca de 40 famílias que ainda estão em área de risco devido a possíveis enchentes e grandes inundações. O coordenador da Defesa Civil Municipal, Wallison Rodrigues, acompanhou a ação da Defensoria Pública e explicou que essas famílias chegaram a ser retiradas do local, mas passada a situação de emergência ocorrida no início do ano, a maioria retornou às casas e, agora, insiste em permanecer nesses locais em vez de serem alojadas no abrigo público.

A resistência de muitas famílias em deixar suas casas por conta da possibilidade de nova enchente está relacionada à preocupação patrimonial e também com o abandono de animais de estimação ou para criação na zona rural. Animais de médio e grande porte não são permitidos nos abrigos.

Mesmo em casas muito simples pode haver dano patrimonial em decorrência de possíveis furtos e arrombamentos, o que torna a situação ainda mais sensível e complexa.

Ampla atuação

As vistorias da Defensoria Pública em Araguanã integram as atividades de uma ampla atuação da Instituição nos municípios do Tocantins impactados com o grande volume de chuvas que ocasionam enchentes, inundações e alagamentos.

A ação itinerante específica para atender as pessoas impactadas com os efeitos das chuvas é uma iniciativa da Administração Superior da Defensoria Pública e realizada por meio de atuação conjunta dos Núcleos Especializados. A coordenação é da Superintendência de Defensores Públicos, que juntamente com os Núcleos, organiza o cronograma das atividades para que, de forma ágil e eficiente, defensoras e defensores públicos possam ter atendido todos e todas em situação de vulnerabilidade.

Por Cléo Oliveira e Cinthia Abreu – Ascom DPE