O cineasta portuense João Luiz Neiva lançou nesta quarta-feira (19) o documentário Cem por Cento, que conta a história da criação do Ginásio Estadual em Porto Nacional, o hoje CEM Professor Florêncio Aires. O vídeo está disponível gratuitamente no canal da produtora audiovisual Idearte no Youtube (link abaixo).

A Instituição de Ensino recebia crianças adolescentes, atualmente a nomenclatura mudou ensino fundamental fase II. Foi a primeira fundada pelo Governo do Estado de Goiás no antigo norte goiano.

Divulgação

A criação se deu em 1945. De acordo com João Luiz Neiva, o Ginásio Estadual de Porto Nacional nasceu da necessidade de se implantar um ensino gratuito de qualidade para atender toda a região. “Um processo de criação, que teve como figura central o bispo da cidade, Dom Alano Maria de Noday, que usou de toda a sua influência para a criação do Ginásio Estadual: disponibilizando o prédio do antigo Externato São Thomaz de Aquino, moradia de sua eminencia para o funcionamento do estabelecimento de ensino, em 1946”, explica João sobre o papel do bispo Dom Alano.

Divulgação

Segundo o professor e escritor Durval Godinho: “refutando os ponderáveis obstáculos apontados pelo governo pouco inclinado à criação do sonhado ginásio, S. Rvma., propõe como realmente o fez, despejar-se juntamente com seus seminaristas do seu amplo Palácio Episcopal para que nele devidamente equipado e mobiliado para fins escolares, às expensas de S. Rvma., se transforma em sede do educandário”.

Confira o documentário: