Gari há 10 anos em Palmas, Julieta Rocha de Sousa Araújo foi uma das 19 homenageadas, na manhã desta quarta-feira, 13, na sessão solene pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, na Assembleia Legislativa, em Palmas. “É a primeira homenagem que recebi, gostei muito. Trabalho como gari com muito orgulho. Gosto de cuidar da cidade do mesmo jeito que cuido da minha casa”, disse a gari de 62 anos, mãe de sete filhos e avó de nove netos.

 

Julieta recebeu o Diploma Mulher Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva da deputada estadual Vanda Monteiro (PSL), que usou a tribuna para lembrar a importância da divulgação do Disque 180 para denúncias contra violação de direitos da mulher. O Diploma Mulher Cidadã leva o nome da dona Miúda (in memorian), artesã da comunidade do Mumbuca, região do Jalapão, que lutou pelo reconhecimento do trabalho artesanal com capim dourado e que ajudou difundi-lo para além das fronteiras do Tocantins.

A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) participou da sessão solene. “Foram homenagens merecidas para todos os segmentos, inclusive, uma gari de Palmas que contribui com a zeladoria da nossa cidade e que teve seu trabalho reconhecido aqui. Por todas as mulheres ali presentes e representadas foi um momento muito importante e que frisou a importância de se valorizar e buscar políticas públicas efetivas contra a violência contra a mulher. Precisamos fazer uma construção que olhe para as mulheres com equidade, que é o objeto da nossa luta”, disse Cinthia.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Toinho Andrade (PHS), agradeceu pelo trabalho valoroso de mulheres que se empenham diuturnamente pelo desenvolvimento de Palmas e do Tocantins. “Essa é uma honraria para estas mulheres que contribuem para o crescimento do Tocantins com seu esforço e trabalho.”

Homenageadas

 

As demais homenageadas foram a coordenadora do Hospital do Amor no Tocantins, Ana Paula Bichuette; a funcionária pública dos Correios há 17 anos, Ana Patrícia Fernandes Maciel Lima; a titular da 9ª Procuradoria de Justiça de Palmas, Ana Paula Reigota Ferreira Catini; a vendedora Delfina Marques; a secretária de Saúde de Sítio Novo, Dora Farias; a agropecuarista e professora aposentada Doralissa Abreu de Aguiar; a cartorária aposentada Gildelina de Sousa Frederico; a escritora Isabel Dias Neves; a promotora de Justiça do Estado do Tocantins, Maria Mirele Stefanello Valente; a fundadora e diretora financeira do Colégio Einstein de Palmas, Maria Elita de Sousa; a presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Tocantins, Maria Guanamar Soares de Sousa; a prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hyashida; a primeira-dama de Wanderlândia, Nadia Gomes Madeira; a pedagoga ex-deputada federal, ex-prefeita de Palmas, Nilmar Gavino Ruiz; a vendedora de Colinas do Tocantins Raimunda Almeida de Souza; a empresária Salvina Mocó; a diretora de Gestão da Polícia Militar do Tocantins e coordenadora do Proerd, tenente-coronel Alaídes Pereira Machado; suplente de vereadora de Palmas Vania do Aureny III.