Coluna Cultura do Vinho: A Vindima

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 25/11/2016

Última atualização em 12/07/2018 23:36

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

vignes_egypte_t_800_650x322 Cultivo de uvas e processo egípcio de fabricação de vinhos.

vinho-jarras Ânforas Gregas

Vinho-Romano-Anforas Ânforas Romanas

  • Ânforas são vasos antigos de origem grega de forma geralmente ovóide e possuidoras de duas alças. Confeccionados em barro ou terracota.

O vinho é uma das mais antigas culturas da humanidade, sendo encontrados registros da nobre bebida desde o antigo Egito, muito antes de sua parte destacada que vemos na santa ceia, passando pela idade média ele sempre esteve junto dos mais diversos momentos da humanidade. Pensando nisso muitos agradeciam e ainda agradecem seja Bacco ou Gaia pelos maravilhosos frutos da videira e seu néctar.

Vinho-baco Baco, período barroco, pintor italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio.

A primeira metade de novembro no hemisfério norte, as folhas da parreira são cortadas nos últimos dias antes da colheita na França, estas folhas são colocadas em brasas para uma versão muito especial de um churrasco, isto serve para ajudar as uvas mais também como uma comemoração aquilo que a terra nos deu. Meses de muito trabalho se resumem naquele momento o qual você vê o resultado enchendo as videiras e seus olhos, o qual lhe traz aquela maravilhosa sensação de dever comprido, o vinho esta tão presente na cultura francesa que as coroações de seus reis eram feitas em Reims capital da região de Champagne e não em Paris, já os alemães expressam o orgulho de seus néctares no hino nacional.

vinhomadiran Vinicula – França

Vinho-Parreira

 

Não poderia ser diferente, como meu nome diz sou descendente de italiano, então conheço o espírito festeiro de meus antepassados, a sua festa da vindima ganhou fama por outros motivos, seu nome: Bachannal! Como uma homenagem ganhou a fama terrível que tem hoje? Muito simples caros amigos, inicialmente apenas as sacerdotisas andavam nuas pelas ruas para comemorar o presente que os deuses lhes entregaram, depois foi permitido às pessoas acompanharem a celebração, e a mistura da bebida com a cerimônia trouxe a fama que a festa possui hoje.

Bacchanal_by_Jan_Brueghel_the_Elder_and_Hendrik_van_Balen_I,_ca._1608_-_1616._Speed_Art_Museum Bacchanal de Jan Brueghel – The Elder and_Hendrik van Balen, 1608

O novo mundo é mais simples, apenas bebemos comemoramos com o fruto desta labuta aquilo que a terra nos oferece, é claro que as parreiras cheias atraem quem mais gosta desta nobre arte, ou seja, os turistas como todo bom restaurante sabe a ambientação é a vista ideal para o romance, seja em Mendoza, no Chile, Rio Grande do Sul ou no Napa Valley o romance encanta os olhos e novos e velhos corações entram em simbiose com o clima espetacular que a visão cria.

2_vindima_01-340002 Processo artesanal e antigo de produção de vinhos.

Então como podemos comemorar a vindima? Por que não um churrasco? Sim assim como aquele supracitado que esta época enche as regiões vinícolas da França com um aroma único, um Cabernet Sauvignon para carnes mais pesadas e o tradicional Beujolais com sua fruta vermelha para as carnes mais leves, espero ter levado a vocês uma agradável leitura e ajudado a escolher um programa legal, agradeço – lhes a atenção e uma ótima semana.

festa-da-vindima-2 Festa Vindima no meio do parreiral

Por Ricardo Pisani

Ricardo Pisani, Colunista da Coluna Cultura do Vinho é: Publicitário e auto didata em vinhos e enologia, transformado em produtor de vinho. O conhecimento iniciou em casa e na prática, com dois restaurantes abertos pela família. Anos depois participou da formação da Vinícola Pisani em Santa Catarina onde, presta assessoria hoje. Ricardo Pisani, Colunista da Coluna Cultura do Vinho é: Publicitário e auto didata em vinhos e enologia, transformado em produtor de vinho. O conhecimento iniciou em casa e na prática, com dois restaurantes abertos pela família. Anos depois participou da formação da Vinícola Pisani em Santa Catarina onde, presta assessoria hoje.

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]