Com objetivo de trazer informações para apoiar tomadas de decisões de produtores rurais e para a construção de políticas públicas voltadas ao setor rural, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), realiza, no próximo dia 13, o 4º Encontro para Apresentação e Discussão das Tendências Agroclimatológicas Regional e Estadual.

O evento acontece em período estratégico, tendo em vista o início do novo ano agrícola, quando começam os plantios com o objetivo de utilizar a inteligência climática para otimizar esforços e produzir com maior eficiência e melhores resultados. O público agropecuário é o principal beneficiário do evento.

O tema central será “A Interação do clima do manejo e a Produtividade Agrícola”. O evento acontece das 7h30 às 12h40, no auditório da Faculdade Católica do Tocantins (Campus I), Avenida Teotônio Segurado, em Palmas. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.

As inscrições são gratuitas e o evento é aberto para os interessados. No endereço eletrônico do Portal da Agrometeorologia  http://agrometeorologia.seagro.to.gov.br/encontro/ estão disponíveis a todas as informações sobre o evento, como programação, link para inscrições (que pode ser feita aqui) e perfil dos palestrantes.

“O encontro, promovido pela Seagro, contará com palestrantes de renome internacional no meio climatológico, maximizando as informações sobre agrometeorologia e tendências do clima, essenciais para tomadas de decisão mais assertivas”, destacou o engenheiro agrônomo da Seagro Alexandre Barreto. “Com mais conhecimentos sobre as tendências de comportamento do clima, os produtores rurais e empresários do setor poderão planejar suas atividades com mais segurança, eficiência e competitividade”, afirmou.

O evento, que está na sua 4ª edição, garante  mais uma vez seu sucesso graças  uma ampla parceira  com as seguintes instituições: Empresa Brasileira de Pesquisa Aplicada (Embrapa), Universidade do Tocantins (Unitins), Ministério da Agricultura Pecuária (Mapa), Faculdade Católica do Tocantins (FACTO), Fazendão Agronegócio, Cooperativa Agropecuária de Pedro Afonso (Coapa), OCB-SESCOOP, Frísia, Programa ABC, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET/MAPA), Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) e Universidade Federal do Tocantins (UFT).

 

Programação:

07h30 –  Recepção e inscrição dos participantes

08h às 08h30  – Abertura Oficial

Palestras:

8h às 9h  – Atualização das Normas Climatológicas 1981 – 2010. Palestrante: Diretor Geral do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET de Brasília-DF, Dr. Francisco de Assis Diniz.

9h às 9h50 – O que esperar da estação chuvosa 2018/2019. Palestrante: Professor Doutor, Bacharel em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, Viçosa/MG, Marcos Heil Costa.

10h20 às 11h10 – Importância do Clima e do Manejo Agrícola na Definição de Altas Produtividades – Estudos de Casos para a Cultura da Soja. Palestrante: Engenheiro Agrônomo e Professor de Agrometeorologia da ESALQ/USP-SP,Phd em Agrometeorologia,  Doutor Paulo Cesar Sentelhas.

11h10 às 12h – Clima e Energias Renováveis. Palestrante: Meteorologista e Pesquisador aposentado do Instituto de Pesquisas Espaciais – INPE/MCT, Phd  em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin – USA, Doutor Luiz Carlos Baldicero Molion.

12h às 12h20 Apresentação do Atlas Solarimétrico do Tocantins. Palestrante: Subsecretário da SEMARH de Palmas/TO, Rubens Pereira Brito.

Encerramento com Mesa Redonda composta pelos palestrantes e participantes do Encontro.

 

Fonte: Secretaria da Agricultura e Pecuária