“Esse não é um mais consórcio de municípios do Tocantins, esse é o consórcio que está funcionando no Estado do Tocantins. Porque o Consórcio de Municípios do Vale do Araguaia segue o caminho certo, fez a melhor escolha de conduta, a de focar na saúde”. A análise da deputada federal, Professora Dorinha Seabra, foi feita durante o encontro dos 14 prefeitos que integram o Consórcio de Municípios do Vale do Araguaia, na última sexta, 17, na cidade de Cristalândia. O encontro contou também com a presença do deputado estadual Nilton Franco, do presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges, de vereadores e autoridades locais.

Além do anfitrião, o prefeito Big Jow, de Cristalândia, participaram da reunião os gestores de Araguacema, Abreulândia, Barrolândia, Caseara, Chapada de Areia, Divinópolis, Dois Irmãos, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Monte Santo, Pugmil, Pium e de Nova Rosalândia (que enviou representante).

Unidos em Consórcio com o intuito de promover e atrair benefícios para suas cidades nas áreas de Saúde, Infraestrutura e Meio Ambiente, os gestores destacaram a saúde como primeira área de avanços. “Uma coisa é dizer não para um prefeito, outra coisa é dizer não para 14 prefeitos. Por isso, a importância deste consórcio. E hoje ver essa formalização consolidada, algo que buscamos há tempo atrás, já rendendo frutos é uma grande vitória”, destacou o presidente, o prefeito de Marianópolis, Isaías Piagem, ao lembrar das tentativas de criação do consórcio no primeiro mandato do prefeito Big Jow.

Em Cristalândia, o Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi reformando e adequado para Porte 1, com ampliação de leitos e instalação de Centro Cirúrgico. Com recursos garantidos em emendas parlamentares da Professora Dorinha, Dulce Miranda e Eduardo Gomes.  A melhoria do HPP de Cristalândia já viabiliza a segunda edição do Mutirão de Cirurgias de Laqueadura, que ocorreu no sábado, e atendeu 8 mulheres de Cristalândia, 2 de Lagoa da Confusão, 2 de Marianópolis e 2 de Nova Rosalândia. “Quando falamos deste consórcio é sempre com emoção, porque é uma união de forças, todas as intenções são voltadas ao nosso bem maior, que é o nosso povo sofrido”, destacou Big Jow,  vice-presidente do Consórcio.

Crédito – foto: Gildo Barbosa