O Boletim Epidemiológico desta terça-feira, 23, confirma a 16ª morte em decorrência de complicações pela Covid-19, cuja vítima é uma mulher de 40 anos, moradora de Palmas, que estava em tratamento contra um câncer na UTI de um hospital em Goiânia-GO. O Boletim também registrou 77 novos diagnósticos positivos obtidos na última rotina de exames realizada na Capital, totalizando agora 1.391 casos confirmados do novo coronavírus, desse total 838 pessoas estão recuperadas.

Dos 77 novos casos confirmados, 76 pessoas estão em isolamento domiciliar e uma está hospitalizada. Ainda em relação ao total, 37 casos estão em investigação epidemiológica, 27 contraíram o vírus por transmissão comunitária, 12 tiveram contato com casos confirmados de Palmas e uma pessoa se contaminou após viagem para outro estado brasileiro.

Foram excluídos cinco pacientes do banco de dados de Palmas, pois constatou-se que quatro residem em outros estados brasileiros e um no município de Lagoa da Confusão, no interior do Estado. Casos assim deixam de fazer parte da contagem da Capital e são incluídos nos casos das cidades de origem.

Testes

Em Palmas foram realizados 339 exames para diagnóstico e rastreio do novo coronavírus. É importante destacar que a testagem de rastreio é realizada em servidores da saúde, segurança pública e sistema prisional e tem como objetivo mapear de forma mais precisa a situação epidemiológica na Capital.

Foram feitos 143 exames para diagnósticos nos laboratórios públicos e privados de Palmas, dos quais o Laboratório Municipal testou 63 pessoas, obtendo 33 resultados positivos. O Laboratório Central do Estado (Lacen) testou 47 casos, com 19 confirmações. Já os laboratórios privados examinaram 33 pacientes, revelando 25 casos de Covid-19.

Contágio

Em relação às possíveis fontes de contágio do total de 1.391 casos confirmados, 699 (50,3%) contaminaram-se por transmissão comunitária, 485 (34,9%) tiveram contato com casos confirmados em Palmas, 85 (6,1%) foram infectados após viagem para outros estados, 58 (4,2%) estão em investigação epidemiológica, 57 (4,1%) contraíram o vírus após viagens para o interior do Tocantins e sete pessoas (0,5%) estiveram em viagem no exterior.