A boliviana Rosa Nely Quoo, moradora de Palmas, tem uma história de superação e exemplo de mulher empreendedora. Aos 51 anos, após passar pro um tratamento conta o Câncer de mama, ela aproveitou a oportunidade oferecida pela projeto de geração de renda do Governo do Estado, Apoiando e Acreditando nas Famílias do Estado do Tocantins (Aafeto),  da Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas), e começou um novo negócio.

Por meio da Aafeto as alunas descobrem um novo oficio, investem em seu próprio negócio e se tornam donas dos próprios destinos. “Depois da notícia, passei cinco meses fazendo tratamento em Barretos, quando retornei busquei fazer cursos para ocupar a mente, então, tive a oportunidade de participar do curso de corte e costura básica da Aafeto”, conta Rosa, que já havia feito outros cursos como de fotografia, na área de nutrição e bolos artísticos.

Ela conta que mal sabia colocar linha na agulha antes do curso da Aafeto, mas  colocou em prática o que aprendeu durante o curso e se tornou uma empreendedora. “A primeira peça costurada por mim foi um protetor de porta que comprei em Barretos durante o meu tratamento. Levei no curso e mostrei para minha instrutora, então, desmanchei e costurei novamente. Depois de pronto, publiquei nas redes sociais como o facebook, instagram e twitter, e, a partir disso, a mulherada começou ligar e fazer pedido”, relata.

Dois meses após o curso, Rosa comemora os resultados de suas confecções com pedidos de peças exclusivas e por atacado. “Todos pensados, cortados e costurados por mim”, se orgulha.  Usando a técnica do patchwork e costura básica, ela já confecciona quase 15 tipos produtos.

E a costureira já tem planos de expansão: “Não me falta serviço, eu estou muito feliz. Estou trabalhando dentro de casa, mas já quero alugar um local para tirar a máquina daqui e fazer meu próprio atelier”, frisa.

O Projeto

A Aafeto é um projeto de inclusão produtiva realizado em Palmas com o intuito de incentivar e apoiar mães de família a se profissionalizarem e buscarem sua própria renda. O Projeto tem sido um importante apoio do Governo do Estado para realização de sonhos como aprender um ofício, conquistar um emprego ou abrir o próprio negócio. O programa de geração de renda tem a pretensão de transformar cada mulher que passar pelo AAFETO numa empreendedora.

A secretária da Setas, Patrícia Amaral, exaltou o cunho social do projeto, que qualifica e capacita as alunas para uma nova profissão. “Os cursos da Aafeto são mais uma das conquistas do Governo do Estado em prol do empoderamento das mulheres tocantinenses. Nosso objetivo é desenvolver ações que possam promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas, dando oportunidade para aprender um novo ofício, conquistar um emprego e até abrir o seu próprio negócio”, explicou.

São oferecidos à população uma série de cursos gratuitos que podem melhorara a vida econômica das famílias, dentre eles estão: bordado, panificação, pintura em cerâmica, tapeçaria, tapetes, arte em retalho, patchwork, curso de cabeleireiro, manicure e pedicure, corte de costura, crochê, bordado em sandálias, ponto russo, confecção em bonecas, entre outros.

As interessadas em participar dos cursos devem ter mais de 18 anos (a partir de 16 podem acompanhar as aulas como ouvintes, mas sem certificação) e levar um documento de identidade em um dos três núcleos existentes nas regiões sul e norte da Capital, de segunda a sexta-feira.

 

Unidade 1 – Região Norte

305 Norte, Alameda 02, Lote 02

Plano Diretor Norte – Tel: (63) 9247 3209

 

Unidade 2 – Região Sul

Rua Amazonas, esquina com Rua Tefê, Quadra WS 01

Jardim Aureny I – Tel: (63)3218 2047

 

Unidade 3 – Região Sul

Avenida J, Quadra 170 A, Lote 14

Jardim Aureny III – Tel: (63) 3218

 

Fonte: Ascom Setas