Tendo como meta o desenvolvimento econômico do Estado, o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), assinou na manhã desta terça-feira, 31, os Termos de Acordo de Regime Especial (Tare), de seis empresas que obtiveram a aprovação de concessão dos incentivos fiscais na 100ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins (CDE-TO).

Entre as empresas que conseguiram a aprovação do CDE-TO, está a Granare Comércio e Secagem, instalada na cidade de Lagoa da Confusão; Agrominas Produtos Agropecuários LTDA e o Laticínio Santa Fé do Leste, ambas com sede em Araguaína; Drograria FS Eireli, localizada em Palmas, e a Cerealista Jalapão Beneficiamento de Arroz Eireli e a Metalúrgica do Norte, que estão implantadas em Gurupi.

Os empreendimentos contemplados atuam no setor da agroindústria, metalurgia, laticínios e na distribuição de medicamentos, e tem capacidade para gerar cerca de 180 empregos diretos, e, desta forma, contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos municípios onde estão implantados.

Entre as beneficiadas está a Metalúrgica do Norte, que atua há 35 anos no Tocantins. Para o empresário, Antenor Pereira de Freitas, que abordou sobre a importância da manutenção dos benefícios. “Graças aos benefícios fiscais concedidos e mantidos pelo Governo do Tocantins, temos a possibilidade de ampliar nossos negócios e garantir preços competitivos junto aos mercados consumidores, quero agradecer ao secretário Tom Lyra e ao governador, Mauro Carlesse, por todos os esforços realizados em prol do fortalecimento do empresariado tocantinense”, apontou.

A Agrominas é uma agroindústria que atua no setor de secagem de grãos, além da venda de produtos agropecuários e planeja a expansão de seus empreendimentos no Tocantins. Para o representante da empresa, Renato Borghette, que agradeceu pela celeridade do processo. “Demos entrada na documentação, e em cerca de trinta dias tudo estava pronto e aprovado. Hoje comparecemos à secretaria para a assinatura do Tare, e quero agradecer por toda a atenção recebida, temos confiança no trabalho que tem sido feito pela Indústria e Comércio, e na pessoa do secretário Tom Lyra, agradeço ao governador Mauro Carlesse, que vem trabalhando para o crescimento e industrialização do Tocantins”, afirmou.

O titular das pastas, Tom Lyra, reafirmou o compromisso da gestão de Mauro Carlesse em fortalecer os setores produtivos do Estado. “Temos trabalhado arduamente para o fortalecimento e crescimento das cadeias produtivas do Tocantins, isso tem sido feito através de diversas frentes de trabalho, atuamos na desburocratização dos processos de entrada dos benefícios fiscais, temos uma sala de suporte empresarial que está aberta para todos os empresários, além de outros serviços que estão à inteira disposição de todos. Temos o compromisso de construir um futuro melhor para cada cidadão tocantinense e garantir a atração de novos investimentos e a geração de emprego e renda para a população é o primeiro passo em direção a realização deste objetivo”, concluiu.