A pedido do deputado estadual, Nilton Franco, o governador deliberou hoje, 11/05, na abertura oficial da Agrotins, a implantação da Deleagro – Delegacia Especializada de Combate à Crimes Rurais e Abigeato.

A delegacia que terá sua sede em Palmas, atenderá além do Vale do Araguaia, ocorrências da região de Porto Nacional, locais onde os produtores rurais vem sofrendo com várias ocorrências.

Essa é uma demanda antiga dos agropecuaristas que foi encabeçada pelo deputado, Nilton Franco, com a vice-prefeita de Paraíso do Tocantins, Raquel Ogawa, o parlamentar apresentou ainda no ano passado, requerimento na Assembleia Legislativa solicitando ao Governo do Estado a implantação desta delegacia especializada, além do patrulhamento no campo. “Essa é uma necessidade urgente, aqueles que trabalham para colocar comida na mesa do povo, os agropecuaristas e os trabalhadores do campo estão vulneráveis há tempos, por isso encabecei essa luta e hoje agradeço ao governador Wanderlei por atender esse clamor”, finalizou Nilton Franco.

O parlamentar comemorou essa conquista com a vice-prefeita de Paraíso do Tocantins, Raquel Ogawa, Alexsander Ogawa e Claudimar da Silva, além de outro agropecuaristas presentes na ocasião e os prefeitos do Vale do Araguaia.

Emenda Parlamentar
Recentemente Nilton Franco destinou em parceria com outros parlamentares R$ 300 mil em emenda parlamentar para aquisição de um automóvel, camionete, que fará o patrulhamento rural no combate aos crimes rurais na cidade de Paraíso do Tocantins e região.

Deleagro
A Deleagro será especializada no monitoramento e atendimento a ocorrências em propriedades rurais para análise criminal e formulação de políticas eficazes no combate aos delitos no campo.

Dados
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, o Estado registou 153 roubos em área rural, 1.237 furtos e 05 roubos seguidos de morte, isso ano passado. Já em 2020 foram 117 roubos, 874 furtos e 01 roubo seguidos de morte.