Uma instabilidade nas plataformas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) dificulta a consulta de quem ainda precisa confirmar o local onde irá votar neste domingo (15). A eleitora Maria Miranda, 65, diz não conseguir votar no colégio Luiz Vianna, em Salvador, sua seção eleitoral nas últimas eleições. “Eu vim consciente de que iria votar aqui. Quando cheguei, tive a grata surpresa de que eu não votaria aqui”, diz ela.

Segundo Maria, nem mesmo pelo site do TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral da Bahia) é possível descobrir qual é o seu novo local de votação. Ela conta que, ao longo de uma hora, uma mesária tentou acessar o sistema para ajudá-la, mas acabou não conseguindo. A assessoria de comunicação do TRE informou que o portal apresenta instabilidade devido ao grande número de acessos.

Nas redes sociais, eleitores se queixam de dificuldades para acessar o site do TSE. A reportagem do UOL também teve problemas para navegar pelo portal. Na página onde deveria estar disponível a consulta online do local de votação, uma mensagem informa que o serviço está temporariamente indisponível. Quem não conseguir consultar o local de votação no site do TSE ou do TRE de sua região ainda pode optar por outros caminhos. É possível ligar para o número 148, o Disque Eleitor, ou buscar atendimento pelo Tira-Dúvidas Eleitoral, serviço disponível pelo WhatsApp no número (61) 9637-1078.

Aplicativo com instabilidade Outra alternativa é fazer a consulta pelo aplicativo e-Título. O app, no entanto, também tem apresentado instabilidade. Segundo o TSE, a área técnica do tribunal informou que pode haver instabilidade momentânea no uso do aplicativo em razão do excesso de acessos. “Caso o eleitor tenha alguma dificuldade, a orientação é fazer novamente em alguns minutos”, orienta o TSE.

Segundo o tribunal, até as 8h30 de hoje, cerca de 400 mil eleitores já haviam justificado a ausência na votação de hoje por meio do aplicativo. Para justificar, é preciso estar fora do domicílio eleitoral -o app faz a verificação por georreferenciamento.

Fonte; UOL