As articulações políticas para as eleições deste ano (adiada para acontecer em 15 de novembro) já estão movimentando e afunilando os grupos que desejam lançar os possíveis candidatos para concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores.

A atual vice-prefeita de Dianópolis, Francisca Ribeiro  movimentou os bastidores nos últimos dias, uma aproximação política que se aventava há algum tempo, ganhou forma na noite de ontem. Trata-se da confirmação de aliança com o Patriota e Cidadania que chancelaram apoio à Francisca Ribeiro.

O Patriota, presidido pelo Dr. Emitério Neto, em conjunto com o Cidadania realizaram na noite desta segunda-feira, 13, uma videoconferência com seus filiados e os quase 30 pré-candidatos à vereador que possui na atual conjuntura, sendo unânime a decisão de apoio à professora Francisca.

Vale ressaltar que, o Patriota tem ainda a força do vereador Gena Ferreira, que abriu mão de sua pré-candidatura a prefeito em prol da pré-candidatura da professora Francisca ao Executivo e vai concorrer à reeleição na Câmara.

O vereador Guilherme Quidute que preside o Cidadania também abriu mão de sua pré-candidatura a prefeito e confirmou o apoio do partido à Francisca Ribeiro.

Outra grande novidade que movimenta o cenário político é que o grupo também conta com a participação e apoio do ex-prefeito Hercy Filho, homem da confiança do presidente Jair Bolsonaro no Ministério do Turismo.

O grupo de apoiadores de Francisca Ribeiro também é reforçado pelo empresário Palmeron Lira.

Francisca Ribeiro tem 50 anos, é natural de Dianópolis e pedagoga onde tem atuação forte na zona rural. A atual vice-prefeita é a única política de mandato a residir no sertão de Dianópolis, é casada e mãe de cinco filhas. Foi eleita na chapa de Gleybson Moreira nas eleições de 2016, chegou a assumir a prefeitura por 7 dias em 2017 quando Moreira se ausentou do país, tornando-se a primeira mulher a assumir o comando da prefeitura de Dianópolis.

Francisca se distanciou politicamente de Padre Gleybson por divergências políticas, tendo dificuldade de participar mais ativamente das decisões da atual administração.

A pré-candidata tem perfil político conciliador.

Por ora, o grupo não fala quem entrará na vaga de vice, um tema que está sendo amadurecido em conjunto com todos os partidos, envolvendo pragmaticamente todos os seus filiados que tem poder de voz e voto aberto no que será decidido mais à frente.

(Informações da Assessoria )