Foto – Adilvan Nogueira

A 6ª edição do Chá com Mulheres trouxe uma gama de novos aprendizados e troca de conhecimentos a mais de 200 empresárias e líderes femininas na tarde desta terça-feira, 3, em Araguaína. O encontro teve a palestra “Mulheres em Ação” da master coach Tudy Vieira, que aplicou seus mais de 12 anos de experiências em treinamentos para desenvolvimento pessoal.

Em discurso, representando o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Roberto Pires, a vice-presidente executiva da instituição, Maria Elieth Lobo, destacou este primeiro evento após dois anos suspensos pela pandemia. “Nós mulheres sabemos o quanto foi difícil e quantos desafios tivemos e ainda temos que enfrentar. Araguaína passou por dias terríveis e as mulheres que já fazem dupla jornada tiveram que fazer muito mais, tiveram que segurar seu negócio, cuidar da casa, cuidar dos filhos e cuidar das lidas da casa também, então realmente não foi fácil”, disse a vice-presidente.

“Nós tivemos que inovar, planejar, organizar, mais sei que destes desafios saímos mais fortes, por isso hoje nós temos que celebrar, comemorar nosso crescimento, porque dessas dificuldades todas eu sei que saímos mais fortes e nós temos que estar buscando sempre um país mais justo”, pontou Maria Elieth Lobo.

Durante sua palestra, Tudy Vieira destacou a força da mulher e como todas podem e devem ser empoderadas. A coach iniciou fazendo uma retrospectiva lúdica de como as mulheres foram retratadas nos contos de fada, como Cinderella e Branca de Neve. A história da mulher é repleta de dor e sofrimento. Se cada uma de vocês cintassem suas horárias todas nós nos emocionaríamos. Tenho certeza. Tem muita história de superação aqui. Nos contos infantis, as mulheres sofrem, após tragédias, elas têm que trabalhar sem remuneração em troca de alimentação e moradia”, destacou.

Tudy também apresentou que com o passar do tempo, as mulheres deixaram de ser ‘Amélias’, aquelas que agradam a todos e se tornaram ‘Mulheres Maravilhas’, assumindo responsabilidades da casa, de empresas, porém, ficaram sobrecarregadas. “Saímos de um extremo da mulher do lar para a mulher que hoje assume tudo”, afirmou a master coach a centenas de mulheres presentes.

A palestrante também discursou sobre a inteligência emocional e seus componentes: autoconsciência, autocontrole, motivação, relacionamento interpessoal e empatia. “Façam a diferença e usem seu talento quando você quiser, quando você puder. Não permita ninguém te tirar este direito. Porque você pode”, finalizou Tudy Vieira.

Após a palestra, a empresária araguainense Andressa Bravo afirmou que levará a mensagem de Tudy para suas vidas pessoal e profissional. ““Precisamos sair do lugar, mudar pensamentos e se mover de verdade. Isso leva também para o lado de empreendedora e empresária. É a ação que vai nos levar para o lugar diferente que estamos hoje. A ação que vai nos mover para sairmos de onde estamos e mudar, buscar aquilo que queremos na nossa vida”, enfatizou a empreendedora.

O objetivo do Chá com Mulheres é promover o desenvolvimento das líderes empresariais femininas do Tocantins e estimular o desenvolvimento da gestão empresarial, networking, aliando competências inovadoras e atitudes para o enfrentamento dos desafios organizacionais.

Fonte – Ascom Fieto