Amor de fãs e série de homenagens mantêm vivo legado de Paulo Gustavo

A presença de dona Déa Lúcia Amaral no Mais Você, na sexta-feira (17/09), não passou batida nas redes sociais. Mãe do ator Paulo Gustavo, morto pela Covid-19 em maio, Déa se tornou um das principais expressões do luto que se abateu pelo país desde o início da pandemia. E Paulo, ícone da comédia em vida, acabou se convertendo em símbolo de um dos momentos mais tristes da história do país depois da morte.Passados pouco mais de quatro meses desde que a tragédia abreviou uma das carreiras mais bem sucedidas da indústria nacional de entretenimento, Paulo Gustavo continua movimentando multidões.

Agora, as centenas de milhares de pessoas que lotavam cinemas para vê-lo brilhar como a impagável Dona Hermínia tentam aplacar as saudades do ídolo navegando no Instagram. Nos Stories, postados e repostados o tempo todo, o ator segue mais vivo do que nunca. Alegre, ácido, debochado… eterno.É curiosa a tarefa de elaborar o que buscam os fãs que seguem a consumir as pílulas de graça eternizadas pelo ator. Conforto? Talvez. Fato é que as redes sociais se tornaram uma variável nova quando o assunto é a elaboração do luto. Afinal, como nos acostumarmos com a ausência física de alguém que segue acessível a um clique, na palma da mão? Tarefa difícil, que deixo para os especialistas.

Se Paulo Gustavo segue em evidência nas redes sociais, na TV não é diferente. Homenageado pela Globo durante o Criança Esperança deste ano, o ator será lembrado em pelo menos quatro outras oportunidades em 2021. A primeira será o MTV MIAW, que acontece no próximo dia 23 de setembro, vai ganhar um troféu póstumo, o Transforma MIAW LGBTQIAP+, por ter levado a pauta da luta contra a LGBTfobia adiante no teatro e no cinema, com leveza e humor. Caberá ao marido de Paulo, o dermatologista Thales Bretas, a tarefa de subir ao palco para receber a homenagem.Um dos principais nomes que já passaram pelo elenco do Multishow – se não o maior – Paulo Gustavo também será lembrado pelo canal. Em novembro, o primeiro episódio da nova temporada do Vai que Cola será dedicado ao intérprete do trambiqueiro Valdomiro, que encabeçou o elenco entre 2013 e 2017.

Já em dezembro, será a vez do Prêmio Multishow 2021 reservar espaço para lembrar do comediante, que ancorou várias edições da premiação. Tatá Werneck, uma das melhores amigas de PG – como era conhecido – vai comandar a entrega de troféus ao lado de IZA e promete se emocionar ao lembrar o legado do artista.E há ainda a promessa de um especial de humor, no canal fechado do Grupo Globo, com textos inéditos de Paulo Gustavo, feitos para a série baseada na franquia Minha Mãe é uma Peça, que o artista preparava antes de ser acometido pela doença. A previsão é que o especial também seja exibido no Globoplay e na Globo.
No Brasil, país em que as homenagens raramente são realizadas em vida, Paulo G

ustavo foi exceção. De origem simples, conheceu o estrelato por obra e graça do talento indiscutível. Brilhou muito, lotou teatros, cinemas, ginásios. Fez a crítica se dobrar diante de suas conquistas – e de tudo o que elas representaram para o audiovisual nacional. E foi amado. Se não subirá aos palcos para levantar os merecidos troféus, experimentou como poucos a sensação de se tornar uma quase unanimidade.Ou melhor: como disse Tia Penha, a madrasta de Paulo Gustavo, em entrevista ao Fantástico, ele conseguiu unir um país. No riso, nas orações, no luto. E, agora, na saudade.

Merece mesmo todas as homenagens.

Idade Nova: O ex-deputado estadual e empresário Marcelo Lelis, comemora aniversário nesse sábado e promete receber muito carinho da esposa Deputada estadual Cláudia Lelis, dos amigos e familiares.

Feliz da vida: O jovem Eduardo Leal, está super radiante com sua aprovação no revalida. O Revalida subsidia o processo de revalidação dos diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. O exame é direcionado tanto aos estrangeiros formados em medicina fora do Brasil quanto aos brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em sua terra natal. O agora médico Eduardo Leal, deve receber muitas felicitações pela conquista, em especial dos pais Patrícia Leal e do pai ex Vereador de Miracema Leal Júnior.