Equipe Gazeta do Cerrado

A Comunidade Quilombola Mumbuca lançou uma reflexão sobre a possibilidade de reabertura do turismo no Jalapão. Eles elencam pelo menos 10 motivos para que não seja reaberto agora levando em consideração os riscos  e a necessidade de proteção dos moradores da comunidade. As visitações estão suspensas em razão da pandemia.

Veja a manifestação da Comunidade:

10 RAZÕES
PARA A NÃO RETOMADA
DAS ATIVIDADES TURÍSTICAS NO JALAPÃO- TO.

1. Somos sabedores do quanto o povo jalapoeiro sofre com a precariedade em SÁUDE e ACESSO ao Jalapão-TO, mesmo antes da Pandemia. Isso tende a se agravar ainda mais no cenário atual.

2. O risco de transmissão comunitária: em comunidades tradicionais (Quilombola, indígena, entre outras) é maior, ou seja, quando o vírus passa a disseminar dentro da própria comunidade e não mais de alguém de fora. O perigo é que, quando isso ocorrer, não adiantará bloquear o acesso aos de fora. Portanto, hoje, o Jalapão-TO AINDA tem a possibilidade de se manter a salvo. Basta não reabrir as atividades turísticas. ISSO DEVE SER MANTIDO.

3. Os epidemiologistas afirmam que, quando o vírus contamina alguém, essa pessoa pode demorar até duas semanas para manifestar sintomas, Até isso ocorrer ela já terá repassado o vírus para ao menos outras três (no caso de uma região como o Jalapão pode ser até a mais, por se tratar de comunidades com muito contato físico). Quem se responsabilizará?

4. A saúde deve estar em primeiro lugar: sabemos que a região do Jalapão representa 68% do Turismo no Estado do Tocantins. No entanto o Estado não deve aumentar os ricos de vida dos Jalapoeiros em defesa da ECONOMIA DO ESTADO. Entendemos que a economia é importante, mas o que adianta economia sem saúde?

5. Esse é o momento de o Estado construir o Ordenamento Turistico da região do Jalapão-TO, fazendo que o turismo seja uma atividade sustentável e não proliferadora do vírus. Isso significa manter a região FECHADA PARA O TURISMO até o momento que a curva de contaminação estiver regredindo.

6. Temos muitas pessoas idosas e MUITOS CASOS DE DIABETES E PRESSÃO ALTA. Todos eles são GRUPOS DE RISCO. O Jalapão não é o mesmo sem os primeiros habitaram desse território. PRECISAMOS PRESERVAR AS VIDAS DE NOSSOS MAIS VELHOS.

7. Medidas semelhantes foram tomadas em outras comunidades quilombolas que recebem turistas. As comunidades localizadas em Paraty (RJ), Vale do Ribeira (SP) e no Território Kalunga (GO). TODAS ESTÃO EVITANDO O FLUXO DE PESSOAS.

8. Os protocolos não são garantias seguras. Também é desrespeitoso com as comunidades jalapoeira afirmar que é suficiente reabrir o turismo simplesmente nos deixando de fora. Além disso, não será eficaz, pois o vírus passará a circular nas cidades de, onde temos que circular constantemente.

9. Ainda não tem vacina e quando surgir. Mesmo que ela surja ainda nesse ano. Não sabemos em quanto tempo chegará no Jalapão-TO.

10. Para continuar vivendo, exigimos que essas colocações sejam consideradas pelos gestores públicos.
Mumbuca- Jalapão- TO Junho 19- 2020