Ícone do site Gazeta do Cerrado

Comunidade Quilombola do Rio Preto se prepara para o Turismo de Base Comunitária

O secretário Hercy Filho esteve com pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e gestores da Sepot

 

Capacitação voltada ao desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária (TBC) na Comunidade Quilombola do Rio Preto, localizada no município de Lagoa do Tocantins, foi tema de reunião nesta sexta, 6, na sede da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot).

O secretário de Turismo do Estado, Hercy Filho, e a superintendente de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos, Kleiryanne Aguiar participaram do encontro com a equipe da Sepot e pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, que apresentaram o projeto Diversifica, que tem parceria com o Ministério de Igualdade Racial.

A proposta é atuar na inclusão e na diversidade por meio do desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária. Para tanto, serão abertas 50 vagas para um curso semipresencial de quatro meses, além de dois meses de acompanhamento de um roteiro turístico a ser desenvolvido.

Os pesquisadores Luciana Alaíde, Sarah Oliveira e Everson Meireles já concluíram a primeira etapa do projeto, de levantamento ‘in loco’ de informações e explicaram que a capacitação deverá ter início em outubro.

A presidente da Associação da Comunidade Rio Preto, Rita Lopes dos Santos enfatizou a riqueza das tradições quilombolas. “É um momento muito marcante”, comemorou, ao lembrar que o projeto contempla apenas seis comunidades de quatro estados, escolhidas pelo Ministério de Igualdade Racial.

Secretária executiva dos Povos Originários e Tradicionais, Cristiane Aparecida de Souza lembrou que a Pasta foi criada pelo governador Wanderlei Barbosa para reconhecer estas comunidades e atender aos seus anseios.

“Esta sinergia entre o Governo do Estado, a Universidade e o Governo Federal é muito bem recebida pelo governador Wanderlei Barbosa, que não tem medido esforços para apoiar iniciativas em benefício de nossas comunidades”, ressaltou o secretário Hercy Filho, lembrando da importância da qualificação para o turismo.

A Comunidade Rio Preto foi reconhecida pela Fundação Cultural Palmares (FCP) como remanescente de quilombo em outubro de 2023. Formada por cerca de 250 moradores de 50 famílias, fica localizada a cerca de 40 km de Lagoa do Tocantins e 100 km de Palmas.

Sair da versão mobile