O Serviço de Saúde Ambiental da Superintendência Estadual da Funasa no Tocantins (Sesam/Suest- TO), com o apoio técnico da equipe da Superintendência da Funasa do Estado do Para – Suest – PA, concluíram neste último sábado (02/12), na Comunidade quilombola do Córrego Fundo I, localizado no Município de Brejinho de Nazaré – TO, a implantação de Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano denominado “SALTA – Z”.

A Salta Z, trata de uma tecnologia desenvolvida pelos técnicos de Saúde Ambiental da Funasa/PA, como uma alternativa para atender reivindicações de comunidades ribeirinhas na aquisição de água potável de qualidade para o consumo humano na região.

Aplicando uma tecnologia tradicional, mas de forma simplifica e de baixo custo de implantação, fácil aplicação e utilizando filtros e dosadores de construção artesanal, a Salta z é capaz realizar o tratamento de água em água superficial e subterrânea para o consumo humano, compatível com os padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria nº 2.914/11, do Ministério da Saúde.

Para os técnicos da Funasa/PA, Eládio Braga e João Nunes, idealizadores do projeto, a proposta surgiu da necessidade de se apontar alternativa simplificada para o provimento de água com qualidade potável aos moradores da zona rural; item preconizado às diretrizes de universalização do saneamento básico (Lei nº 11.445/2007 PLANSAB – Plano Nacional de Saneamento Básico).

Para garantir a sustentabilidade dos serviços executados os técnicos da Funasa repassaram aos gestores, servidores e operador da salta z, orientações técnicas e teóricas relacionadas ao controle da qualidade da água para o consumo humano, bem como ações de mobilização e educação em saúde ambiental com o propósito de sensibilizar a comunidade para a responsabilidade coletiva na conservação e manutenção da salta z, nas formas de armazenamento e manuseio correto da água, de modo a contribuir para a transformação de práticas saudáveis à promoção da saúde.

 

 

 

Numa Cooperação técnica com o município de Brejinho de Nazaré – TO, através da Secretaria Municipal de Saúde, a implantação da Salta Z Contou com a colaboração de técnicos de engenharia da Funasa/TO, comunidade quilombola de Córrego Fundo I e a parceria da Agência Tocantinense de Saneamento – ATS, que irá colaborar no monitoramento da água e no fornecimento de insumos, beneficiando nove (09) famílias.

DSC05275

Os moradores da comunidade abraçaram a causa demonstrando satisfação com a instalação dos equipamentos, entre eles o Presidente da Associação de Remanescente dos Pequenos Agricultores, José Lopes Sampaio que abordou a importância da água tratada para a comunidade, principalmente para os mais velhos e crianças que são os mais fracos e estão sujeitos as doenças. Agradeceu a Funasa pela iniciativa de levar benfeitorias as comunidades mais carentes.

A Superintendente Estadual Substituta, Selestina Delmundes Bezerra, presente no encerramento, destacou as ações da Funasa e sua satisfação em estar presente numa ação que parece simples, mais de grande relevância para a melhoria da saúde por se tratar do tratamento da água para o consumo humano, numa comunidade simples mas participativa.