Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

Nesta quarta-feira, 07 de agosto, o município de Conceição do Tocantins completa 56 anos de emancipação. Mas, sua história começa em 1741.

Localizado no sul do Tocantins, situa-se a pouco mais de 250 quilômetros de Palmas.

Segundo a Prefeitura, por volta de 1741, partindo da Cidade de Vila Boa (Goiás Velho), capital da Província de Goiás, uma bandeira chefiada pelo português Manoel Paes Andrade, chegou ao Rio Palma, nome com que surgiu o Arraial de São João da Palma, hoje Paranã. De lá, seguiu rumo à Conceição, chegando ao local denominado Mata da Cajazeira, hoje parte da Fazenda Ampar Agropecuária.

Posteriormente, Manoel Paes mudou-se para outro local e construiu uma igreja, a casa de sua residência, além de acomodações para seus escravos, iniciando a povoação do lugar que, em 1755, adquiriu a categoria de Freguesia por ordem do bispo D. álvaro Botelho, o Conde de São Miguel.

Conceição teve seu posto de contagem chamado “Contagem da Conceição”, mencionada em 1812 pelo padre Luís Antônio da Silva e Sousa.

Formação Administrativa

Em 1854, a Freguesia foi elevada à Vila de Conceição do Norte e, como cabeça de julgado, teve pelo menos três companhias: a de Cavalaria, a de Infantaria e a de Ordenanças.

Em 1884, Conceição do Norte perdeu parte de seu território para que fosse criada a Vila de São José do Duro. Porém, em 7 de agosto de 1963, pela Lei Estadual nº 4.486, recuperou sua autonomia tornando-se o Município de Conceição do Norte, desmembrando-se de Dianópolis, e foi instalado em 1º de janeiro de 1964.

Turismo

Um dos pontos turísticos de Conceição é a Igreja da Matriz Nossa Senhora da Conceição, que teve início de construção em 1741, e término em 1974. Mais se 200 anos de construção.

Algumas festividades da cidade também são famosas como, a Congada dos festejos do Divino Espírito Santo, e o Encontro de folias do Divino Espírito Santo.

Programação de Aniversário