Equipe Gazeta do Cerrado

O concurso Miss Tocantins Be Emotion 2019 acontecerá em Palmas, no auditório da ATM, no dia 20 de Janeiro. São 15 candidatas na disputa da coroa aqui no Tocantins.

É possível aliar militância ao universo da beleza? Para a universitária Luciana Custódio, candidata a Miss Tocantins 2019 pelo município de Formoso do Araguaia, o título é fundamental para por em foco uma causa.

Para Luciana, a representatividade em um concurso de beleza é fundamental para inspirar meninas pelo estado. “Eu quero ser miss Tocantins para dar visibilidade a vozes de pessoas que são silenciadas, procurando enaltecer a diversidade que existe no Tocantins. Busco a coroa para promover o empoderamento, equidade e resistência de culturas ancestrais, que tanto me identifico por carregar essa ancestralidade em meu sangue, sendo uma mulher negra e bisneta indígena”, diz Luciana, Miss Formoso do Araguaia.

A convivência com os indígenas Javaé, da Ilha do Bananal, levou a estudante do curso de Engenharia em Bioprocessos e Biotecnologia a levantar a bandeira não apenas em prol da mulher negra, mas também a favor das causas indígenas. “A convivência com os indígenas foi a realização de um sonho, pois vi de perto a realidade e a riquíssima cultura deles, como a preservação de sua língua materna, a produção e uso de seus pigmentos. Ao mesmo tempo também foi sofrido, pois enxerguei de perto suas dificuldades e a discriminação que sofrem”, afirma Luciana.

O ambientalismo também é uma de suas pautas, incentivado, em parte, pela convivência com a população Javaé e sua relação com o meio ambiente.

A maioria das candidatas foram indicadas por seus municípios. No dia 18 elas passam por uma pré-seleção e no dia 20 acontece a final do concurso. Elas vão ser avaliadas por um juri formado por especialistas em beleza feminina.

A vencedora representa o Tocantins no Miss Brasil Be Emotion 2019 que acontece em março em São Paulo.

O público pode acompanhar a final no dia 20 a partir das 19h20, no auditório da ATM, mais informações pelo telefone 62 98237 2067.