Foto – Celso Tavares / g1

Já pensou fazer todo um plantio e não precisar de nem um pouquinho de terra? Isso é possível com o sistema hidropônico. Ele usa uma solução contendo água e nutrientes direto nas raízes do cultivo.

Dá para plantar alface, rúcula, agrião e vários tipos de hortaliças. O tempo de produção até a colheita não muda muito do método tradicional, de solo, mas a sua vantagem está na sustentabilidade. Isso porque a solução com água passa pelas plantas de forma cíclica.

O cultivo na hidroponia acontece em estufas montadas em declive. Dentro delas, é feita uma estrutura de bancadas com canos, por onde a água corre. A ideia é que a solução siga o seu curso, graças à gravidade.

Por fim, o líquido segue para uma caixa d’água e é bombeado novamente pelos canos, formando um ciclo e reaproveitando a água.

Bom até para a coluna

As vantagens de se usar a hidroponia são diversas, segundo o instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás Ricardo Pereira. O processo, além de sustentável, permite o cultivo em pequenos espaços.

A hidroponia também ajuda a coluna do agricultor: a bancada fica na altura ideal, deixando de ser necessário que ele fique se abaixando.

Somada à economia de água, que pode ser entre 70% e 90% na comparação com o plantio no solo, a construção em um terreno íngreme também ajuda o produtor a economizar energia, já que a água é bombeada apenas no retorno aos canos.

Saúde da planta

 

Periodicamente, quando as plantas apresentam alguma característica de que não está tudo bem, como folhas amareladas, é interessante que o produtor colete amostras da solução usada e envie para um laboratório. Assim ela é analisada e pode indicar se o cultivo tem algum problema e quais mudanças são necessárias.

Vale se atentar de que cada espécie possui um pacote de nutrientes importantes diferentes, por isso não existe uma combinação padrão.

Uma solução adequada pode ser reaproveitada por até 5 anos, explica Anizio Silotti, produtor da fazenda Quintal da Coruja.

Horta hidropônica pode ser montada em estufas. — Foto: Celso Tavares / g1

Horta hidropônica pode ser montada em estufas. — Foto: Celso Tavares / g1

Colheita

 

Para realizar a colheita e o plantio é muito fácil: basta inserir as mudas ou retirar o alimento pronto dos canos, que possuem buracos para encaixar cada produto.

Após a colheita, é importante higienizar o sistema, evitando que as próximas plantas que vão ali fiquem expostas a doenças.

Colheita de alface em horta hidropônica em Mogi das Cruzes (SP) — Foto: Celso Tavares / g1

Colheita de alface em horta hidropônica em Mogi das Cruzes (SP) — Foto: Celso Tavares / g1

Fonte – g1 agro