A gestão municipal reativou o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consea) que estava inativo desde 2012. A nova diretoria tomou posse na manhã desta sexta-feira, 07, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes). Participaram do evento os conselheiros empossados, o secretário José Geraldo e a Diretora de Proteção Social Básica, Elizete Sodré.
O Consea Palmas conta com 24 membros, sendo 12 titulares e 12 suplentes. Os conselheiros são oriundos das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Rural, Educação, Saúde e, membros da sociedade civil organizada, hoje representados pelo Conselho Regional de Nutricionistas, Universidade Federal do Tocantins, Sindicato Rural de Palmas, Associação de Produtores Rurais Francisco Galvão, Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável, Centro Salesiano Dom Bosco e Federação dos Agricultores.
De acordo com o Gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Felipe Coelho, a intenção do grupo é: “realizar a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e propor diretrizes do Plano Municipal de Segurança Alimentar”.
Coelho destacou ainda que as reuniões serão mensais e os conselheiros irão acompanhar processos importantes como a aquisição e preparo da merenda escolar, funcionamento dos Restaurantes Comunitários e o funcionamento do programa do Governo Federal Compra Direta Local. “O conselho visa garantir que a qualidade nutricional e a quantidade dos alimentos seja suficiente e atenda principalmente as pessoas que encontram-se em maior vulnerabilidade social”, explicou o gerente.