A UFT é a principal condição de um jovem de Tocantinópolis e seu entorno ter acesso ao ensino superior, gratuito e na principal instituição de ensino superior do Estado.

A UFT realiza atividades de pesquisa e extensão que podem subsidiar políticas públicas nas áreas de ensino, produção agrícola, saúde, turismo, etc para melhoria da qualidade de vida da população e contribuir com o desenvolvimento local.

Temos egressos da UFT que estão em programas de Pós Graduação em diversas regiões do Brasil fazendo Mestrado e Doutorado. Isso é sinônimo de qualidade do ensino.

Temos egressos da UFT que hoje são professores e professoras da rede estadual e municipal, ganhando duas, três e até quatro vezes mais do que ganhavam antes da formatura e vamos levar em consideração que a Região do Bico do Papagaio tem uma das menores rendas per capita do Tocantins, onde milhares de pessoas ganham menos que o salário mínimo (dados do IBGE). Temos egressos que hoje são Professores e Técnicos da própria UFT, melhorando consideravelmente suas condições de vida.

A existência de docentes, discentes e técnicos de várias partes do país que se interagem com as pessoas do lugar, com camponeses, quilombolas, indígenas, pescadores, agricultores, comerciantes, proporciona troca de experiências e pluralidade cultural que enriquece o conhecimento.

Mas se só isso não bastar, vamos falar das centenas de bolsas de pesquisa e permanência que nossos alunos e alunas recebiam que ajudavam na renda familiar, pagavam aluguéis e compras no mercado local.

Tem geração de empregos de terceirizados que trabalham no transporte, na vigilância e na manutenção da universidade. Tem contratação de serviços e consumo que ajudam a movimentar a economia da cidade. Tem a realização de eventos que movimenta o turismo com participação de pessoas de outras localidades.

E tem a contratação de Professores e Técnicos com estabilidade e seus rendimentos que lhes dão boas condições para morar e se estabelecerem na cidade. Se tornando cidadãos e cidadãs de Tocantinópolis, que levam o nome da cidade em suas viagens e trazem pessoas para conhecerem nossas praias, nossas comidas, nossos babaçuais, essa natureza exuberante e nossa gente acolhedora de Tocantinópolis.

Por outro lado, Tocantinópolis acolhe de braços abertos a universidade, que não está aqui por acaso. Tocantinópolis tem história de mais de século, riqueza cultural, natural e a tradição sociopolítica de uma cidade que sempre esteve presente no cenário de decisões sobre desenvolvimento do Estado desde a época de Norte Goiano até o nosso querido Tocantins.

Os cortes na Educação Superior ameaçam a existência das universidades e, principalmente, dos Câmpus do Interior. A UFT de Tocantinópolis é um patrimônio da sociedade Tocantinopolina.

Ubiratan Francisco de Oliveira
Geógrafo e Pesquisador UFT

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796