O falecimento do líder indígena Juraci Javaé aumentou a preocupação sobre os casos de Covid nas aldeias em Formoso do Araguaia. Em todo o país, 9.190 indígenas já testaram positivo para a Covid.

Com a liberação dos exames atrasados feitos pela Fiocruz na cidade, o número de diagnósticos positivos saltou hoje para 253 indígenas aldeados. Maioria dos casos já estão curados em razão do atraso no resultado dos exames. Os exames coletados foram coletados no dia 30 de junho e encaminhado ao Lacen no dia primeiro de julho, segundo a prefeitura.

Os indígenas estão isolados e a preocupação agora é com o apoio e monitoramento. Em Tocantínia os casos confirmados em indígenas já são 39, segundo a prefeitura da cidade.

Situação em Formoso

O número de infectados na cidade corresponde a 25% da população indígena do município, segundo a Gazeta apurou. Parte da população Javaé fica também na porção da ilha em Sandolandia e Lagoa da Confusão.

O morador da cidade, advogado e pré-candidato a prefeito, Ronison Parente chegou a fazer a defesa de intervenção federal na cdiade. “Os indígenas estão sendo trazidos para o SUS local, que não estrutura nenhuma de atendimento. Não tem estrutura física, não tem respiradores, não tem médico infetologista, não tem médico sanitarista, não tem estrutura de transporte adequado”, disse.

Ele chegou a sugerir uma espécie de hospital de Campanha na Ilha do Bananal.

DSEI

A Gazeta já solicitou informações ao DSEI sobre quais medidas estão sendo tomadas para apoio logístico aos indígenas.

Acionamos também o MPF para uma posição sobre o assunto.

O DSEI se manifestou á Gazeta do Cerrado através de nota sobre a morte do indígena ontem :

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Tocantins lamenta informar o falecimento de um indígena da etnia Javaé da região de Formoso do Araguaia.

O indígena tinha 79 anos, era portador de Valvopatia aórtica calcificada moderada, hipertensão, doença pulmonar crônica, e usava marcapasso.

O paciente foi diagnosticado com covid -19, no dia 24/06/2020, retirado da aldeia nesta mesma data para o Hospital Municipal de Formoso-TO.

Teve alta e ficou na casa da filha na cidade, que é técnica em enfermagem com supervisão da EMSI do Polo. Teve piora do quadro clínico encaminhado novamente para o Hospital Municipal de Formoso, e logo transferido para o Hospital Regional de Gurupi.

Em 06.07.2020 ás 15:10h, foi admitido no HRPG, encaminhado do Hospital de Formoso com diagnóstico de Covid-19, saturando 75 a 80%, neste mesmo dia foi realizado Tomografia Computadorizada, resultando característica de covid- 19.

Dia 07.06.2020, emitido boletim médico que relata que o paciente se encontrava em estado estável com suporte de Oxigênio, sob cateter nasal, sendo medicado com antibioticoterapia.

Dia 08.07.2020 ás 15:30h, boletim informa que o paciente mantém quadro estável, com melhora no quadro infecioso, no 3o dia de AZO e ceftriaxona, em oxigenoterapia sob cateter nasal 6lt/min, saturando 90 a 98%, apresentando queda ao movimento brusco e diminuição preocupante da Pressão Arterial.
Aceitando pouco a dieta ofertada, prescrito dextro 4/4h para analisar possível introdução de SNE, diurese + por fralda descartável, verbaliza, acordado.

Dia 09.07.2020, às 14:50h, foi comunicada a morte do paciente por complicações devido à Covid-19 e várias comorbidades.

Às 17h, o corpo do indígena, em urna lacrada, seguiu ao município de origem em veículo funerário para sepultamento na aldeia de origem. Sem a realização de velório. Na Declaração de Óbito número 29487639-1, as seguintes causas da morte: Insuficiência respiratória aguda, doença pulmonar obstrutiva crônica, presença de marcapasso cardíaco e Covid-19.

A SESAI e o DSEI Tocantins se solidarizam com os familiares e amigos e externam suas sinceras condolências.