No próximo domingo, 23, o Instituto Crespas.TO realizará o Turbantaço, um encontro de homens, mulheres e crianças que visa discutir o combate ao preconceito e a valorização da identidade. o evento acontecerá no Parque Cesamar a partir das 16 horas.

Os participantes devem levar lenço ou turbante para aprenderem amarrações e também ouvir palestra sobre a origem do turbante. A intenção é desmistificar os preconceitos, conforme conta o instituto. “O turbante é um acessório de beleza que carrega cultura e ancestralidade mas infelizmente é carregado de estereótipos e preconceito”, explica as integrantes das Crespas.TO.

12472749_1285963578100155_3967956630405029580_n

O movimento Encrespa Tocantins defende a autoafirmação e conscientização da identidade fazendo trabalho junto á universidades, escolas, organizações, comunidades quilombolas e vários públicos. ” Nosso objetivo é levantar o debate, fazer a conscientização do combate a todos os tipos de preconceito e além disso levarmos as oficinas de cuidados com cabelos, penteados, rastafári, maquiagem para mulheres negras e amarrações de turbantes para contribuir com o debate e empoderar as mulheres e crianças a enfrentar o preconceito ainda latente em todos os espaços”, relata uma das integrantes da coordenação do Instituto, Maria José Cotrim.

O Instituto começou as atividades ainda em 2014 quando levou várias palestras de conscientização e oficinas há dezenas de locais e para vários municípios e comunidades quilombolas. Formado por voluntárias que se dedicam á causa e ao debate da valorização da mulher e respeito aos direitos humanos, o