Em novo Decreto (053/2021) datado desta quarta-feira, 17, a Prefeitura de Cristalândia flexibilizou as medidas restritivas de enfrentamento à Covid-19, após 10 dias de suspensão de vendas de bebidas e funcionamento restrito do comércio. Esse afrouxamento só foi possível porque o Município investiu na montagem de 8 leitos clínicos para atendimento exclusivo da Covid-19, e, após rigidez de fiscalização, registrou redução do número de casos da doença na cidade, e principalmente de pacientes hospitalizados.
Porém, o novo decreto municipal mantém a suspensão de eventos, shows e aglomerações por tempo indeterminado; limita o funcionamento do comércio local até às 22 horas, e estipula uma série de medidas a serem adotadas nos estabelecimentos comerciais, como higienização de carrinhos de compras, distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas, limite de usuários em salões de beleza e academias, disponibilização de álcool, entre outras.
As multas e fiscalização serão mantidas. Essa última a cargo da Vigilância Sanitária, Fiscalização de Posturas, com apoio da Polícia Militar.
Os novos leitos clínicos foram instalados no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Cristalândia como prioridade definida pelo prefeito. “Sempre destacamos que a saúde é uma prioridade na nossa gestão, e neste momento de pandemia, de sensibilização geral da saúde, mais ainda, então fizemos um esforço relevante para que esses leitos fossem instalados”, conta o prefeito.
Redução
A redução dos casos foi identificada no início desta semana, e, para o secretário de Saúde, Wilkey Fernando Lourenço é resultado das medidas restritivas. O gestor aponta que a redução da quantidade de pacientes hospitalizados foi importante. “Havia uma oscilação de 5 a 4 pessoas hospitalizadas, e caiu pela metade. Isso, somado aos novos leitos clínicos, nos dá um respiro na saúde de Cristalândia”, explica.