Um carro oficial do Senado foi flagrado (veja foto em destaque), na noite da última terça-feira (03/03), saindo do estádio Mané Garrincha após o show internacional da banda Maroon 5. Trata-se do automóvel número 041 da Casa, de uso exclusivo do senador Irajá Abreu (PSD-TO).
O parlamentar já foi flagrado, em outras ocasiões, usando o carro, que é pago com dinheiro público, para compromissos pessoais. Em março de 2019, por exemplo, o Metrópoles revelou que o veículo foi utilizado para buscar a sua namorada em uma academia luxuosa no Setor de Clubes Sul, em Brasília.
O automóvel usado pelo filho da também senadora Kátia Abreu (PDT-TO) foi fotografado novamente outras duas vezes no mesmo local. O uso do automóvel do Senado em situações que não sejam oficiais fere as normas do regimento. Nas ocasiões, o carro permaneceu ligado para manter o ar-condicionado em funcionamento enquanto o motorista aguardava a companheira do senador.
A Assessoria do senador, procurada pela Gazeta, disse que não vai se manifestar.
Carros oficiais
O uso dos veículos oficiais é regido pela Lei nº 1.081, de 13 de abril de 1950. No artigo 4º, ela determina que é “rigorosamente proibido” que o carro seja usado pelo “chefe de serviço, ou servidor, cuja funções sejam meramente burocráticas e que não exijam transporte rápido”, “no transporte de família do servidor do Estado, ou pessoa estranha ao serviço público” ou “em passeio, excursão ou trabalho estranho ao serviço público”.
(Com informações do Metrópolis)