Maju Cotrim

A Defensoria Pública do Tocantins realizou um encontro com a imprensa Tocantinense na manhã desta terça-feira, 2, em Palmas. Vários representantes e editores de veículos do Tocantins participaram.

O defensor Público Geral, Fábio Monteiro afirmou que a intenção é se aproximar da imprensa e mostrar números da Defensoria. Ele começou dizendo que há um pouco de confusão sobre a atuação da Defensoria. “A Defensoria não é um grande escritório de advocacia, é uma instituição com uma grande vocação social”, disse.

Foto: Marco Jacob

A Defensoria está em 42 comarcas e tem 642 Servidores porém quase mil pessoas ao todo contando voluntários atuam direta ou indiretamente na instituição. Atualmente são 112 Defensores Públicos no Tocantins sendo 69 no interior.

Foto: Marco Jacob

Conforme os dados apresentados, ano passado foram 550 mil atividades que incluem atendimentos e audiências, 12% a mais que o ano interior.

Sobre os atendimentos foram 173 mil ano passado, 15% a mais que o ano anterior e 42% entre 2016 e 2018. “Dá para ver bem o crescimento que a Defensoria tem”, comentou.

Foto: Marco Jacob

“O carro chefe da Defensoria é a atuação e o atendimento individual”, disse. Ele citou ainda a atuação dos Núcleos Especializados.

Segundo o Defensor, ano passado não foram registradas nem 50 reclamações de atendimentos fora do padrão. “Nossa triagem é muito eficiente”, disse.

O DPG falou ainda sobre o orçamento da instituição e comparou com o de outros órgãos dentre os quais ela tem o menor valor (R$ 146 milhões é o valor anual que a instituição recebe). “Temos estruturas parecidas de trabalho mas o orçamento é menor. A gente se desdobra”, disse.

A presidente do Sindicato dos Jornalistas, Alessandra Bacelar afirmou a necessidade de interação dos jornalistas com o órgão. “Esse é o caminho para dirimir alguns ruídos entre a Defensoria e a imprensa”, disse.

Prêmio de Jornalismo

O presidente da Associação dos Defensores, Guilherme falou sobre o Prêmio de Jornalismo que vai premiar conteúdos divulgados na imprensa na atuação da Defensoria Pública. Dentre os temas estão questões ligadas à Defesa dos direitos das mulheres. São quatro categorias de premiação. “O jornalismo tem um papel importante para formar opinião”, disse.

Comunicação

A Comunicação da Defensoria tem priorizado uma interação maior com os veículos com relação ao trabalho do órgão.