Maju Cotrim
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (12/05), a “Operação Micalea”, que investiga a participação de empresários e servidores públicos municipais suspeitos de realizarem desvios de recursos públicos da merenda escolar no município tocantinense de Formoso do Araguaia.
Cerca de 14 (catorze) Policiais Federais dão cumprimento a 04 (quatro) mandados de busca e apreensão na cidade de Formoso do Araguaia/TO, todos expedidos pela Vara Federal Cível e Criminal de Gurupi/TO.
O prefeito atual, Heno Rodrigues conversou com a Gazeta do Cerrado sobre a Operação.
“A operação em questão investiga desvios ocorridos em gestão anterior à nossa”, explicou.
Ele disse ainda: “Esse ano de 2021 não tivemos aulas presenciais que justificassem a compra de merenda para distribuir nas escolas”, pontuou.
Ele explicou ainda: “Não temos nenhum contrato ou vínculo com o supermercado envolvido e a PF ouve os ex gestores. A nossa gestão converteu os recursos da merenda escolar em kit de alimentação e distribuímos cestas básicas pra todos os alunos da rede pública municipal de ensino”, disse.
A investigação
Os indícios dos desvios surgiram após a identificação de problemas na qualidade da merenda fornecida aos alunos da rede pública de educação do município de Formoso do Araguaia. A operação deflagrada visa robustecer o conjunto probatório já existente, de forma a coletar mais elementos que possam estabelecer o montante total dos valores desviados, assim como o descobrimento de eventuais partícipes nas condutas criminosas investigadas.