Foto -Raíza Milhomem

A Prefeitura de Palmas convoca a população para participar do dia ‘D’ de vacinação contra a gripe e o sarampo no próximo sábado, 30, nas Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8 às 17 horas. Servidores da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) também percorrerão diversos pontos da Capital das 9 às 19 horas com a imunização no Busão Itinerante. Os locais podem ser conferidos abaixo. Para se vacinar, a população deve comparecer às USFs com documentos pessoais (RG e CPF), cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacinação contra a gripe estará liberada no dia ‘D’ para a população acima de 60 anos, crianças de seis meses a quatro anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto, indígenas, professores, portadores de doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores do transporte coletivo, caminhoneiros, trabalhadores portuários, forças de segurança, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Já a imunização contra o sarampo será voltada para os trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos.

A Semus reforça a importância da população comparecer aos locais de vacinação e receber a imunização, pois é possível combater mortes evitáveis, no caso da gripe, e combater o retorno de doenças erradicadas, como é o caso do sarampo.

Programação

Unidades de Saúde, abertas de 8 às 17 horas:
USF 503 norte (Arno 61)
USF 406 norte (Arne 53)
USF 1.004 sul (Arse 101)
USF 403 sul (Arso 41)
USF Morada do Sol
USF Laurides Milhomem
USF Taquari
USF Walter Pereira Morato, em Taquaruçu
USF Buritirana
USF Walterly Wagner

Busão Itinerante
9h às 10h30 – Avenida JK, em frente à Prefeitura de Palmas
11h às 12h – Avenida Palmas Brasil, em frente ao Supermercado Super Nosso
13h30 às 15h –  Avenida Tocantins, ao lado das Lojas Economia
15h30 às 17h – Jardim Aureny III,  em frente ao Supermercado Duda
17h30 às 19h –  Parque Cesamar

Araguaína

As campanhas contra a gripe e sarampo foram divididas em etapas e por público-alvo. No dia D, 30 de abril, serão atendidos contra o sarampo os trabalhadores da saúde e as crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A imunização contra a influenza é direcionada para os idosos com 60 anos ou mais, crianças de 2 meses até 4 anos, gestantes, puérperas e profissionais da saúde.

Para se vacinar é necessário apresentar o cartão de vacinação, CPF, documento de identificação, e comprovação da condição prioritária para trabalhadores de saúde e puérperas.

A meta da Saúde de Araguaína é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários que ultrapassam 42.600 pessoas. Até o momento, 4.500 doses foram aplicadas.

Locais da vacinação
No dia D da influenza e sarampo, as UBS estarão disponíveis para receber a população, além do ponto de vacinação em frente à Câmara Municipal. Os locais são: UBS Araguaína Sul, Couto Magalhães, Dr. Dantas (Costa Esmeralda), Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), Dr. Raimundo Gomes (Setor Maracanã), JK, José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione), José Rezende (Setor Alto Bonito), Lago Azul, Manoel Alves (Ponte), Manoel dos Reis (Setor Barros), Manoel Maria Dias (Cimba), Nova Araguaína, Novo Horizonte, UBS Senador Benedito (Setor Ferreira) e Palmeiras do Norte.

Próxima etapa
A partir de segunda-feira, 2, a próxima etapa da campanha contra a influenza irá contemplar novos públicos: crianças de 2 meses até 4 anos, gestantes, puérperas, povos Indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, caminhoneiros e trabalhadores de transporte, coletivo, rodoviário e trabalhadores portuários.

Acompanhamento de saúde
Para atualização do benefício, podem sem procuradas todas as 17 UBS, sendo que cinco estarão realizando os mutirões. Os locais são: UBS Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), Manoel dos Reis (Barros), Lago Azul, José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione) e Nova Araguaína. Durante a visita, é necessário apresentar o cartão do Auxílio Brasil e cartão de vacinação das crianças. Já no caso das mulheres grávidas, o cartão da gestante também deve ser entregue.

Gurupi

Neste sábado, 30, acontece o “Dia D de Vacinação” contra a Gripe/Influenza e o Sarampo e em Gurupi 16 locais estarão abertos para receber a população. Todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS e a Policlínica funcionarão das 07h às 17h.

O público-alvo desta campanha o “Dia D” são os idosos com 60 anos ou mais, os profissionais da saúde e as crianças de seis meses a menores de 05 anos (4 anos 11 meses e 29 dias).

Para se vacinar, basta comparecer à UBS mais próxima com os documentos pessoais e os cartões de vacina e do SUS.

CONFIRA QUAIS SÃO OS LOCAIS DE VACINAÇÃO:

1. UBS Vila Nova

2. UBS São José

3. UBS Sevilha

4. UBS Rosendo (Rua 15 c/ Av. Bahia)

5. UBS Casego

6. UBS Vila Íris

7. UBS Bela Vista

8. UBS Nova Fronteira 

09. UBS Waldir Lins

10. UBS Sol Nascente

11. UBS Pedroso

12.  UBS Buritis

13. UBS Parque das Acácias

14. UBS Campo Belo

15. UBS João Manoel (Rua 06)

16. Policlínica

 

Paraíso do Tocantins

A vacinação ocorrerá das 8h às 17h, com atendimento às pessoas pertencentes a 8 grupos prioritários.

A vacinação acontecerá nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: Araci Aires Parente – SESP (Centro); Beatriz Medeiros (Setor Vila Chapadão); Clovis Carneiro Campos (Setor Vila Regina); Enfermeira Deca (Setor Milena); Gentil Costa (Setor Interlagos); Juceneuza Lobo Alencar (Setor Pouso Alegre); Moacir da Paixão (Setor Santa Clara); Ursulino Costa (Setor Oeste); e Wilfran Marinho Ferreira (Setor Jardim Paulista).

Poderão ser vacinadas crianças de 6 meses a 2 anos; crianças de 2 a 4 anos; gestantes; puérperas; pessoas com idade acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; povos indígenas; pessoas com comorbidades; população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas; professores e pessoas com deficiência.

A vacina protege contra os vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causaram o surto no final de 2021. Já a vacina contra o sarampo, tem o esquema vacinal previsto de uma dose tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola).

Fonte – Secom Palmas, Araguaína, Gurupi e Paraíso do Tocantins