Nesta sexta-feira, 2 de abril, é o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. Essa data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008 com o fim de estimular as sociedades a ter um maior conhecimento sobre o assunto. Assim, você conhecerá um pouco mais sobre essa deficiência e como pode se envolver nesta causa.
Por isso, nesta data, fica azul em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Durante todo o mês, as organizações vinculadas à conscientização irão realizar uma variedade de eventos e atividades educacionais para ajudar o público a aprender mais sobre o transtorno do autismo, que afeta 1% da população mundial.
Na verdade, o autismo é a deficiência de desenvolvimento que mais cresce no mundo, você sabia? Por isso, aumentando a conscientização, também ajuda as pessoas a compreenderem e não se assustarem com o desconhecido.
Desta forma, durante todo o mês de abril, você ouvirá sobre campanhas voltadas para o autismo, além de ter acesso a oportunidades especiais para reconhecer pessoas no espectro do autismo.
Características
De acordo com a ONU, o autismo é uma condição neurológica vitalícia que se manifesta na primeira infância, independentemente de sexo, raça ou nível socioeconômico.
Assim, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado principalmente por:
– interações sociais únicas;
– formas não padronizadas de aprendizagem;
– forte interesse em assuntos específicos;
– inclinação para rotinas;
– dificuldades em formas típicas de comunicação;
– e maneiras particulares de processar informações sensoriais.
Aprenda um pouco mais sobre os tipos de autismo
O critério atual é baseado na funcionalidade, isto é, a capacidade de realizar atividades simples e desenvolver o intelecto.
Baixa funcionalidade
Em geral, autistas costumam repetir movimentos de forma continuada e apresentam situações que requerem tratamento por toda a vida.
Funcionalidade média
Eles têm dificuldade de se comunicar, não olham nos olhos diretamente, e repetem comportamentos.
Alta funcionalidade
Também chamada de síndrome de Asperger, onde se apresentam as mesmas perdas, mas com um grau discreto. Eles podem estudar, trabalhar e até formar uma família.
Apoie uma família com autismo
Escolher atividades para esse mês seria uma forma de incentivar a conscientização. P
Aqui estão algumas ideias fáceis e divertidas de como nós (adultos e crianças) podemos ajudar essas crianças a se sentirem compreendidas e bem-vindas em nossas vidas.
1. Conte histórias
Um livro de histórias envolvente pode ajudar as crianças a sentir empatia com todos os tipos de personagens, incluindo aqueles com crianças esportivas no transtorno do espectro do autismo.
2. Mostre seu apoio
Você e seus filhos podem se juntar a dezenas de milhares de pessoas em todo o mundo vestindo o azul no Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. É uma maneira simples de promover a conscientização de milhões de pessoas e famílias afetadas pelo autismo.
3. Divulgue nas redes
Compartilhe mensagens nas suas redes sociais, incentivando a conscientização.
4. Marque um encontro para brincar
Cuidado: uma criança pode ser sensível a ruídos altos em um encontro para brincar. Por que não abordar os pais de uma criança autista que você conhece e perguntar a eles o que gostam de brincar? Tente encontrar um interesse comum com seu filho e planeje uma ou duas atividades em torno disso.
Fonte: Site NSC Total