O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para o Tocantins. Ambos mostram previsões de chuvas para essa quarta-feira, 22, e tempestades até depois do Natal em boa parte do Estado.

O primeiro alerta é de nível amarelo, que prevê perigo potencial. Esse aviso vale para a região do Bico do Papagaio. A previsão é de chuva de até 50 milímetros por dia, com ventos que podem chegar a 60 km/h. Também há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Para o restando do Estado está valendo o alerta de nível laranja, com grau de perigo. São esperadas chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em Palmas, a previsão é de chuva até o domingo, 26. A temperatura durante este período deve variar entre 22°C e 27°C.

Para Araguaína, no norte, a previsão também é de chuva durante todo o restante da semana. A cidade, inclusive, tem sofrido com os alagamentos. Os grandes volumes de chuva têm alagado ruas, avenidas e até deixado pessoas ilhadas em veículos. A temperatura mínima na cidade varia entre 23°C e 24°C, enquanto a máxima pode chegar a 31°C.

Gurupi, no sul, também segue a tendência de chuva até depois do Natal. A temperatura mínima na cidade varia entre 22°C e 23°C, enquanto a máxima pode chegar a 30°C.