Os estudantes Anna Laura Castro Sousa, 17 anos e Jhon Keven Fragoso de Sousa, 15 anos, tem em comum o sucesso na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Eles participaram da edição 2021, como treineiros. Anna Laura, aluna do Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas, alcançou a nota 940 na redação e Jhon Keven, do Colégio Estadual Dr. Valdecy Pinheiro, em Rio dos Bois, tirou a nota 900.

Para esses estudantes a nota alcançada representa mais um impulso e mais motivação para continuarem com a rotina de estudos.

O estudante Jhon, está cursando a 2ª série do ensino médio, e estuda uma média de três horas diárias, fora o tempo que permanece na escola. “Fiquei muito contente com meu desempenho e sei que posso sempre me aperfeiçoar”, frisou o aluno. Ele acalenta o desejo de cursar Direito e por meio das leis, conhecer a diversidade social e humana.

E para os colegas que estão iniciando os estudos para o Enem, Jhon dá a dica. “Recomendo ter persistência, afinal genialidade não é o bastante para progredir. Persistência o faz evoluir gradativamente”, comentou.

Jhon tem como base para os seus estudos, a técnica Feynman, que é um método criado pelo físico Richard Feynman, pioneiro em eletrodinâmica quântica e ganhador do Prêmio Nobel. O método descreve de forma simples formas de aprendizagens. Além disso, Jhon indica a leitura de textos, livros e que os demais estudantes prestem atenção nos conteúdos que os professores indicam.

Percepções sobre os invisíveis

A estudante Anna Laura cursa a 3ª série e, no ano passado, ela já tinha determinado uma meta de alcançar uma nota parecida com a que tirou na redação do Enem. “Estudo redação há um ano, então, essa nota representa o resultado do meu esforço. Estou me sentindo realizada”, frisou.

Anna Laura estuda pela manhã, e no período da tarde e noite, faz cursinhos online, assiste videoaulas, faz exercícios e treina a redação.

A aluna Anna Laura, do CEM Tiradentes, já treina a redação há mais de um ano

Em 2021, o tema da redação foi Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. Anna Laura descreve em seu texto que essa questão da invisibilidade é uma inércia social em não acessar esse direito e apontou a normatização da questão e o rebaixamento da condição de cidadão. Anna Laura conclui que cabe aos órgãos públicos aproveitarem as redes sócias e demais veículos de comunicação para divulgar esse direito para toda a população.

O estudante Jhon lembrou em sua redação, os dados do IBGE, de 2015, que estima que 2,8 milhões de pessoas não são identificadas no Brasil, isto é, não possuem o número do Registro Civil. E Jhon conclui que esse número de pessoas que não consegue exercer a sua cidadania interfere na produção do Brasil.

Treineiros

Os treineiros são os estudantes que fizeram as provas do Enem, sem terem concluído o ensino médio, fazem a prova para adquirir experiência. O Enem é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e as notas dos alunos treineiros foram divulgadas no domingo, dia 11.