Dona de Casa: 25 maneiras de dispor talheres na mesa

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 01/06/2019

Última atualização em 01/06/2019 14:55

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Dizem que a gente come com os olhos. A máxima é verdadeira e não diz respeito apenas à apresentação dos pratos, mas também à decoração da mesa, que pode agradar a visão e abraçar o paladar. As regras tradicionais de etiqueta nos dizem que os garfos devem ficar à esquerda e as facas à direita. Porém, as ideias abaixo te ajudarão a inovar na disposição das ferramentas de mesa

1. A chaleira remete à cozinha de campo, tradicional e caseira. O objeto antigo pode ser usado como porta-talheres. É uma ideia perfeita para os almoços de domingo em família.

A chaleira antiga vira porta-talher: maneira original de organizar a mesa e remeter a um aconchego de fazenda. Colheres Tania Bulhões (Foto: Rogério Voltan/Editora Globo)

2. Artesanal, o retalho de juta foi colorido por um coração no centro. Ele embrulha os talheres e faz jus ao amor transmitido pela culinária, afinal, preparar refeições caprichadas também é uma forma de demonstrar carinho.

Com um estêncil e tinta para tecido, o retalho de juta vira um mimo na mesa. Talheres e prato Ideia Única; guardanapo Valencien. S (Foto: Elisa Correa / Editora Globo)

3. Um barbante de sisal segura o guardanapo de tecido, enquanto a isca artificial brinca com a ideia da viagem dos frutos do mar dos mares ou águas doces até a mesa.

Da vara para a mesa: a isca artificial em forma de lula, presa por um barbante de sisal, virou um prendedor de guardanapo divertido. Isca Galpão da Pesca, guardanapo L’oeil, pratos Tyyli Home para Casa Canela, talheres D. Filipa, cesto ThayThay (Foto: Rogério Voltan/Editora Globo)

 

4. A sianinha rosa direciona o espaço para o garfo e para a faca. O tom claro da juta dá um charme campestre e, ao mesmo tempo, romântico.

A sianinha rosa dá o toque romântico ao apoio de talher. Pratos e taças D. Filipa, guardanapo Roupa de Mesa (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)

5. Feito em casa, a lata da embalagem de alimentos vira porta-talher quando decorada pelas washi tapes. É uma forma de aproveitar materiais que iriam para o lixo e decorar de acordo com os seus gostos. A escolha da estampa da fita adesiva é livre.

Recicle embalagens e misture adesivos de diferentes estampas: o planeta e a casa agradecem! Porta-talher de lata Liana Uehara para A. Craft  (Foto: Edu Castello/Editora Globo)

6. Uma por cima e outra por baixo, as fitas seguram garfos e colheres à mesa. É uma opção diferente e delicada para apresentar os talheres em bufês de casamento e festas em geral.

Com fitas presas à mesa, os talheres ficam organizados de uma maneira delicada (Foto: Tati Abreu/Editora Globo)

 

7. Basta amarrar uma fita bordada em torno dos talheres para dar graça à mesa. Você pode colocar cartões pequenos em cada fita, com uma mensagem especial ou até mesmo com o nome da pessoa que o lugar está destinado.

Fita e uma tag nos talheres: mimo express. Guardanapo Roupa de Mesa (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)

8. Essa ideia usa os próprios acessórios úteis para jantar como decoração. Os copos com vidro delicado e o guardanapo estampado são usados também como enfeite. Disponha-os em bandejas para os convidados se servirem quando necessário.

Os guardanapos e talheres foram parar dentro dos copos, dispostos em fileiras. Para deixar o ambiente mais organizado, as peças ficam dentro das bandejas (Foto: Rogério Voltan / Casa e Jardim)

+ LEIA MAIS | 19 IDEIAS PARA MISTURAR CADEIRAS NA DECORAÇÃO DA CASA

9. Outra alternativa sustentável é aproveitar potes de vidro usados na cozinha para guardar os talheres. É uma boa opção para quem vai receber bastante gente, devido à praticidade tanto na arrumação quanto na hora de servir.

Vidros amarrados com ráfia acomodam talheres num serviço à americana (Foto: Foto Rogério Voltan • Realização Cláudia Pixu • Produção Ellen Annora)

10. Os vasinhos de argila acomodam talheres e são perfeitos para refeições ao ar livre. Você pode pintá-los da cor ou estampa que desejar. O tecido aparece para forrar o recipiente e preenchê-lo como um todo.

Aqui, os vasinhos ganharam forração de tecido para acomodar os talheres (Foto: Foto Iara Venanzi | Realização Cláudia Pixu | Produção Luana Prade)

11. Também remetendo às refeições caseiras de campo, as tábuas de madeira com bolsos de pano estampado economizam espaço nas gavetas e trazem um toque rústico à decoração.

Menos gaveta para abrir e fechar, mais graça no cotidiano. Tábuas de cozinha com bolsinhos de pano viram porta-talheres úteis e decorativos. Para prender o tecido, você pode usar grampeadores para madeira e fazer o acabamento com sianinha. Pode apostar qu (Foto: Iara Venanzi/Editora Globo )

 

12. Outra ideia para reaproveitar as latas de alimentos é revestí-las com papel colorido de decorá-las do seu jeito. Como na foto, você pode definir o compartimento dos garfos e colheres.

Um jeito divertido de dispor os talheres: latas decoradas com papel colorido. Produção de Henrique Morais (Foto: Cacá Bratke/Casa e Comida)

13. Troque as velas pelos talheres, usando as luminárias de vime para acomodar garfo, faca e guardanapo. O uso da pedra para escrever o nome do convidado quebra a delicadeza da decoração.

Luminárias de vime e vidro acomodam talheres. O nome do convidado vai numa pedra. Produção Luana Prade (Foto: Iara Venanzi/Casa e Comida)

 

14. Rústico, o porta-talheres de latão ganha delicadeza com a rosa. Disponha-os na frente de cada assento.

O porta-talheres estilizado recebeu uma minirrosa. Como o acessório fica em pé, pode ser colocado na frente do prato (Foto: Casa e Comida/Editora Globo)

15. Também utilizando vasos, o serviço à americana é a melhor opção para refeições para muita gente. Detalhamento mais fácil possível é decorá-los com giz.

O serviço à americana pode ganhar ares mais divertidos com vasinhos transformados em porta-talheres. Se você escrever a função de cada um deles com giz, o improviso fica ainda mais simpático (Foto: Rogério Voltan/Casa e Comida)

fonte: Casa & Jardim

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]