Nesta quarta-feira, 19, o Tocantins chegou ao número de 3.053 pessoas obrigadas a sair de casa devido às enchentes e inundações que atingem o Estado. São 265 desabrigados e 2.788 desalojados.

A situação mais crítica é em São Miguel do Tocantins, na região do Bico do Papagaio, que concentra a grande maioria das pessoas impactadas.

A Defesa Civil considera como desabrigadas aquelas pessoas que precisaram sair de casa e foram levadas para abrigos públicos. Os desalojados são aqueles que também foram obrigados a deixar suas propriedades, mas estão na casa de parentes, amigos ou vizinhos.

Atualmente são 32 municípios monitorados pela Defesa Civil Estadual.

  • Os 2.788 desalojados estão em 16 cidades: Araguanã, Dois Irmãos, Esperantina, Miranorte, Paranã, Rio dos Bois; Pedro Afonso; Tupirama; Tupiratins; Palmeirante; Bom Jesus; São Sebastião; São Miguel; São Sebastião, Sampaio e Itaguatins
  • Os 262 desabrigados estão em cinco cidades: Araguanã, Formoso do Araguaia, São Miguel, Rio dos Bois e Pedro Afonso.

Chuva

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o risco de chuva no Bico do Papagaio é alto. Um lerta laranja foi emitido para  região.

Podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.