Chef tocantinense Ruth Almeida – Foto: Divulgação

A chef de cozinha Ruth Almeida, do Raízes Gastronômicas, foi atração do Festival das Tulhas, considerado um dos mais importantes eventos de gastronomia do Maranhão. Por conta da pandemia da covid-19, o Festival que já está na sua 4ª edição aconteceu pela primeira vez de forma virtual, transmitido nas redes sociais do evento, de quarta a sexta, 13 a 15 de outubro.

No próximo sábado, 24, a TV Globo local de São Luís (MA), a TV Mirante, transmitirá os principais destaques da programação, incluindo VT com a história da chef do Tocantins. Para quem deseja acompanhar toda a programação, os vídeos seguem disponíveis nos canais oficiais do Festival Tulhas (Youtube, Facebook e Instagram). Já o vídeo com a história de Ruth Almeida também pode ser acompanhado no Canal Raízes Gastronômicas, no Youtube, por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=Vk3ky1FFtWc.

O evento contou com diálogos e intercâmbios culturais entre produtores e comunidades tradicionais, como quebradeiras de coco, indígenas e povos tradicionais de terreiros e estudantes, cozinheiros, chefes, artistas, produtores culturais, agentes do mercado turístico, turistas e com toda a comunidade interessada de São Luís, do Estado do Maranhão e outras regiões do País e fora dele. De acordo com a chef Ruth Almeida, o Festival foi uma importante troca de experiências, um momento para aguçar as memórias afetivas dos participantes, do sabor, do cheiro, troca de experiência. “Contamos em vídeos, áudios, transmissões ao vivo e fotos  as nossas histórias de vida e de trabalho, que temos construído a cada dia”, descreve.

O festival contou com participação de chefs do Maranhão e de todo o Brasil, de renome nacional e internacional, além de cerca de 120 convidados, com sommeliers, mixologistas, mestre cervejeiro, pesquisadores, técnicos, empresários do ramo gastronômico, de bebidas, de cerimonial alunos, jornalistas, designers, artesãos, representantes de instituições do Turismo, do poder público e de ensino.

O evento é promovido pela Associação Maranhense de Artesãos Culinários do Maranhão. Anteriormente, a programação era realizada, presencialmente, em São Luís, e a última edição do evento (2019) reuniu cerca de 3 mil pessoas, em três dias de evento.

Ruth Almeida

Nascida em Porto Franco (MA) e criada na região do Bico do Papagaio (TO), Ruth Almeida é filha dos trabalhadores rurais que formaram uma família de nove irmãos. Foi quebradeira de coco, doméstica, cuidadora de crianças, merendeira em escolas públicas e cozinheira em hotéis. Em 2016, participou do reality show “Cozinheiros em Ação”, do Canal GNT, e garantiu a terceira colocação, ao produzir no programa pratos que valorizavam a culinária brasileira e da roça, definido pelo chef francês e apresentador do programa, Oliveir Anquier, como uma “cozinha de amor”. Foi aí que Ruth Almeida decidiu abrir o seu próprio restaurante, no ano de 2017 – o Raízes Gastronômicas, que valoriza a cozinha regional.

De lá pra cá, foi consagrada com diversos prêmios na área de gastronomia, como o título de Melhor Chef de Cozinha do Tocantins, pelo Prêmio Dolmã 2018, considerado o Oscar da gastronomia brasileira; representante da região Norte na 2ª edição do “Fórum Turistc Brasil”, um dos mais consagrados eventos de turismo da América Latina; homenageada no projeto Cozinhas Brasileiras, do restaurante Arpoador (RJ), e participante do festival Fartura Brasil há três anos. Atualmente, a chef organiza pela marca Raízes Gastronômicas viagens de experiências em aldeias indígenas pelo Brasil, trabalha como consultora em gastronomia por meio de palestras e oficinas sobre gastronomia regional, culinária afetiva, comida brasileira, empreendedorismo e empoderamento feminino.