Foto – Divulgação

Instalooker é uma plataforma que promete mostrar o conteúdo de perfis privados do Instagram. De acordo com o site, que pode ser acessado tanto pelo PC quanto pelo smartphone, é possível visualizar fotos e vídeos de qualquer pessoa que tenha a conta fechada na rede social, mesmo sem segui-la. Para isso, basta informar o nome de usuário do contato que você deseja “espionar” e fazer uma busca no site.

A proposta do Instalooker é tentadora para usuários que buscam como ver perfis privados do Instagram, mas o site não entrega os resultados esperados. Para mostrar os conteúdos, a plataforma exibe uma série de propagandas suspeitas e ainda exige que o “espião” baixe aplicativos desconhecidos, o que pode representar riscos à segurança do dispositivo.

Segundo o site, a principal característica do Instalooker é permitir que usuários tenham “acesso instantâneo” a perfis fechados e consigam visualizar conteúdos que estariam indisponíveis para quem não segue as contas em questão. A plataforma também afirma que é possível checar os conteúdos mesmo que o usuário tenha sido bloqueado pelo dono do perfil.

As promessas ainda incluem afirmações de que não seria necessário baixar ou instalar qualquer software para completar esse processo, que o site é “100% legal e seguro” e que a ferramenta “manterá sua área de trabalho segura contra vírus ou malware”. Os termos de uso do Instalooker, no entanto, revelam o oposto.

De acordo com as diretrizes, “o site pode conter vírus de computador, malware ou outros programas ou materiais de fontes externas que podem ser transferidos ou copiados para o seu sistema”. Somado a isso, a plataforma também afirma que o Instalooker “não será responsável por danos diretos ou indiretos causados a si ou a terceiros”.

Para completar, os termos de uso do Instalooker ainda trazem tópicos bastante genéricos e que parecem ter sido traduzidos sem muito cuidado. Algumas frases apresentam erros de português, são desconexas e sem sentido.

Instalooker é seguro?

Foto – Divulgaçaão

TechTudo conduziu testes na plataforma, e o site exigiu uma verificação de segurança para provar que o usuário é humano. Para isso, porém, é preciso abrir links com anúncios e propagandas suspeitas. Ao prosseguir, também é necessário baixar aplicativos desconhecidos, que podem instalar malwares no computador.

No Reddit, rede social em que é possível criar fóruns de discussão para tratar sobre temas de interesse, usuários afirmam que o Instalooker é um serviço fraudulento. A informação é confirmada por Emilio Simoni, executivo-chefe da PSafe.

“Trata-se de uma página fake que induz o usuário a fazer algo achando que terá algum serviço em troca. Um dos maiores perigos de páginas como essa é o compartilhamento de dados, que poderão ser utilizados posteriormente em golpes pelos cibercriminosos, instalar aplicativos, inclusive malwares, ou registrar o número de celular em algum serviço de SMS pago, o que poderá gerar cobranças futuras às vítimas”, alerta.

Vale lembrar que a forma mais segura de checar os conteúdos publicados por alguém no Instagram é enviando uma solicitação para seguir o perfil. Só assim o usuário não viola as diretrizes do Instagram e tampouco coloca o PC ou celular em risco.

Fonte – TechTudo