Vacina conta o Covid-19 – Foto – Marcos Sandes

Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

A vacinação contra a Influenza H1N1 inicia nesta segunda-feira, 12, em todo o país. O Tocantins já está preparado e também começa a imunizar crianças de 6 meses, menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Ao mesmo tempo, acontece a vacinação contra a Covid-19 em idosos, indígenas, profissionais da saúde e da segurança pública. A dúvida é:

Quem tomou a vacina contra a Covid-19 pode tomar o imunizante contra a H1N1?

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou à Gazeta, é necessário respeitar um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.

Por exemplo: o paciente que tomar a primeira dose da CoronaVac, pode tomar a da Influenza após 14 dias e depois esperar mais 14 para tomar a segunda dose do imunizante contra Covid.

Mas se a pessoa tomar as duas vacinas sem respeitar o intervalo dos 14 dias?

Segundo especialistas, isso pode fazer com que o efeito da vacina não seja conforme o esperado, já que é preciso um tempo para que a imunização faça efeito após aplicação. Ela pode ter um efeito diminuído. Porque o organismo precisa de um tempo para desenvolver a resposta imunológica depois da vacina.

Etapas da campanha

Primeira etapa – 12 de abril a 10 de maio: crianças com seis meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Segunda etapa – 11 de maio a 08 de junho: idosos com 60 anos e mais, professores.

Terceira etapa – 09 de junho a 09 de julho: comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.